Jéssica Maria, povo wapixana, Gestora Ambiental no Departamento de Gestão Territorial e Ambiental (DGTA), do Conselho Indígena de Roraima (CIR) participa em Brasília da IV Oficina sobre o Sistema ONU e OEA, proteção internacional aos povos indígenas que acontece desde o dia 21 de março e encerra hoje (23).
O objetivo da oficina é orientar e qualificar os participantes sobre os mecanismos que órgãos internacionais possuem e que dialogam diretamente com os povos tradicionais.
A oficina contou ainda com as participações de Juma Xipaia, liderança indígena e Secretária de Articulação e Promoção de Direitos Indígenas, Aniele Franco, Ministra da Igualdade Racial do Brasil, e as lideranças de organizações indígenas nacionais.
De acordo com Jessica Maria, a oficina ocorre anualmente desde 2018, também relatou um pouco sobre a relevância de conhecer novos mecanismos e como eles irão auxiliar os povos indígenas.
“Aprender os instrumentos da ONU e da OEA é importante para priorizar temas e estratégias para incidência internacional. Maneiras de garantir os direitos humanos dos povos indígenas e saber os espaços onde podemos atuar.
Denúncias, pressão internacional ao nosso governo, entender quais as convenções e protocolos o Brasil ratificou, faz parte e como cobrar se ele está cumprindo”. Afirmou Jéssica.
O evento é realizado pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), Rede de Cooperação Amazônica (RCA), e a Organização das Nações Unidas (ONU), com o apoio de IEPÉ, Ford Foundation, Rainforest e Instituto Raça e Igualdade.