Kelliane Wapichana é eleita secretária geral do Movimento de Mulheres Indígenas de Roraima

O primeiro dia da 52ª Assembleia Geral dos Povos Indígenas de Roraima iniciou com a eleição para Secretaria do Movimento de Mulheres Indígenas do Conselho Indígena de Roraima ( CIR). Promovida pelo CIR, a Assembleia iniciou hoje ( 11) e encerra dia 14, no Centro Regional Lago Caracaranã, na região da Raposa, na Terra Indígena Raposa Serra do Sol, município de Normandia.

Após a abertura oficial da Assembleia, com cantos e danças tradicionais, e apresentação das delegações regionais, a comissão eleitoral abriu os trabalhos para votação, apuração e divulgação do resultado.

Kelliane Cruz, do povo Wapichana, 31 anos, da comunidade indígena Canauamin, região Serra da Lua, eleita com 143 votos, substituirá Maria Betania Mota de Jesus, do povo Macuxi, que atuou por 6 anos na função e cede espaço, depois de assumir o concurso público para professora. Kellyane é formada em Gestão Territorial Indígena pelo Instituto Insinkiran da Universidade Federal de Roraima (UFRR), foi como professora, e de 2019 a janeiro de 2023 atuo no Departamento de Gestão Territorial e Ambiental (DGTA) do CIR. A Wapichana assumirá a função, até março 2025

Eleita, Kelliane agradeceu as regiões, não somente as 5 que a indicaram, mas todas por acreditarem na capacidade da juventude, segundo ela. “Agradeço por vocês acreditarem e nós, jovens podemos ocupar os lugares”, disse em suas primeiras palavras.

Alcineia Pinho, da comunidade indígena Campinho, que concorreu a eleição, obteve 90 votos. Ela agradeceu as regiões pela indicação e desejou força à nova secretária.

A solenidade de posse será no encerramento da Assembleia, 14.