Primeira indígena do Brasil, Marizete de Souza Macuxi assume a Coordenação Regional da Funai/RR

Com cantos e danças tradicionais e a defumação do Maruai, tomou posse nesta segunda-feira (06) a coordenadora da Fundação nacional dos povos indígenas de Roraima (Funai/RR), Marizete de Souza, do povo macuxi. A solenidade contou com a presença da Presidente da Fundação Nacional dos Povos indígenas (Funai), Joenia Wapichana. As lideranças Clovis Ambrósio, Nara André e a tuxaua Ariane trajaram a nova coordenadora do órgão, simbolizando todos os povos indígenas de Roraima.

Defumação do Maruai é para tirar os maus esperitos, abençoar e proteger  a casa do povo indígena; Foto:Thiago Macuxi, comunicador indígena.

Após assinar o termo de posse, a primeira indígena no Brasil a presidir como coordenadora regional da Funai/RR, Marizete de Souza, iniciou a sua fala dizendo, “Povo Unido, jamais será vencido”, grito que é usado nas mobilizações do movimento indígena de Roraima.  “Nesse momento quero agradecer esse movimento que sempre acreditou, que sempre teve essa esperança de que um dia ocuparemos esse espaço. Esse momento histórico coletivo, nos traz e mostra a união e a força do movimento indígena. Hoje quero gradecer a Deus de ter nos conduzido de forma pacífica nas nossas reivindicações e mobilizações. Esse processo histórico lento, porém, firme. Todos os passos que nós damos, nós damos firmes”.

A coordenadora finalizou agradecendo a sua família, em especial o seu pai o grande líder Jacir de Souza, do povo macuxi e reforçou a gratidão ao movimento indígena. “Quero agradecer o movimento indígena de Roraima pela indicação, confiança, agradecer a minha família por acreditar e acompanhar todo o processo histórico da minha vida, em particular o meu pai Jacir de Souza, que tanto lutou e luta até hoje pelos nossos direitos. O meu muito obrigada”, finalizou Marizete emocionada.

Momento de assinar o termo de posse da nova coordenação, Marizete de Souza do povo Macuxi. Foto:Thiago Macuxi, comunicador indígena.

A cerimônia contou com a presença as organizações indígenas, como: Conselho Indígena de Roraima (CIR), Hutukara Associação Yanomami (YAI), Associação dos Povos Indígenas da Terra São Marcos (APTISM), além das lideranças tradicionais Jacir José de Souza Macuxi, Clóvis Ambrósio Wapichana e Gerônimo Macuxi.

Hutukara Associação Yanomami (YAI), Associação dos Povos Indígenas da Terra São Marcos (APTISM). 

Jacir de Souza, lembrou rapidamente do processo histórico da Funai. “A Funai chegou aqui em 1970, ainda não tínhamos indígenas formados. Mas nós viemos caminhando, e hoje estamos aqui assumindo uma responsabilidade, tanto a nível nacional e local. Nós povos indígenas temos que continuar usando a nossa união para gerenciar Roraima. Temos experiência na luta pela terra. Hoje meu sonho se realiza de ver duas lideranças indígenas assumindo a Funai, órgão que agora vai defender nós indígenas”. Jacir também lembrou dos povos Yanomami. “Precisamos socorrer os nossos parentes Yanomami. Todos da Funai precisam ter coragem para enfrentar tudo junto com a coordenadora e apoiar”.

“É uma satisfação muito grande de ter aqui empossada a coordenadora da Funai, e a presidente da Funai Nacional.  Na verdade, todos nós povos daqui do estado de Roraima, é uma satisfação muito grande. É um grande avanço, por isso hoje nós temos essa felicidade apresentado essa coordenação”, disse o líder Clóvis Ambrósio.

Lideranças tradicinais do movimento indígena de Roraima. Foto: Thiago Macuxi, comunicador indígena.  Foto:Thiago Macuxi, comunicador indígena.

A presidente Nacional dos Povos Indígena da Funai, Joenia Wapichana, disse que a missão principal da instituição é a demarcação, regulamentação e a proteção das terras indígenas. E o mais urgente é organizar para que tenha uma Coordenação regional específica para o povo Yanomami, é a terra indígena que precisa de mais atenção neste momento.

“Retornar aqui em um momento tão especial, na posse da nossa querida Marizete. A Funai é o único órgão federal que tem como missão institucional estabelecer e cumprir os procedimentos para que as terras indígenas sejam demarcadas, a proteção do lar indígena. Hoje a Funai está de volta, com a missão mais forte, justamente trazer os povos indígenas para fazer parte dessa reconstrução em especial a T.I Yanomami”, destacou Joenia.

Após a cerimônia de posse todos os participantes foram convidados a saborear a tradicional damorida.

Perfil

Marizete de Souza- povo Macuxi, da comunidade indígena Maturuca, região Serras, Terra Indígena Raposa Serra do Sol. Foi assessora parlamentar da ex-deputada federal Joenia Wapichana, atuando como Representante da deputada no Estado. É formada em Gestão Territorial Indígena (GTI) pelo Instituto Insikiran da UFRR, Técnica em Agropecuária e Manejo Ambiental pelo Centro Indígena de Formação e Cultura Raposa Serra do Sol (CIFCRSS). Também atuou como Secretária do Movimento de Mulheres Indígenas do Conselho Indígena de Roraima (CIR) e coordenadora regional de Mulheres das Serras, na TI Raposa Serra do Sol.