Ex-Secretária Geral do Movimento das Mulheres indígenas do CIR assume a coordenação regional da FUNAI/RR

Foi publicada nesta quarta-feira (01) no Diário oficial da União, a portaria de nomeação de Marizete de Souza para coordenação regional da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI) em Roraima, assinada pelo Ministra de Estado do Povos Indígenas, Sônia Guajajara. A nomeação atende o pedido do Movimento Indígena de Roraima que em dezembro de 2022, oficiou a presidência da República indicando o nome de Marizete.

É a primeira vez que uma indígena assume a coordenação regional da Funai em Roraima, que é um órgão responsável pela política de proteção e promoção dos direitos dos povos indígenas.

Marizete de Souza macuxi, nasceu na comunidade indígena Maturuca, Terra Indígena Raposa Serra do Sol. Foi integrante da Coordenação Geral do CIR, exercendo o cargo de Secretária Geral do Movimento das Mulheres Indígena no período de 2009 a 2010. Exerceu a coordenação do Centro de Formação e coordenadora regional das mulheres na região Serras. Também participou da equipe parlamentar da Deputada Federal Joenia Wapichana, de 2019 a 2022, como assessora parlamentar.water trampoline park

A nova coordenadora é bacharel em Gestão Territorial indígena pela Universidade Federal de Roraima (UFRR) e técnica em agropecuária formada pelo Centro Indígena de Formação e Cultura Raposa Serra do Sol (CIFCRSS).

Em nome dos povos indígenas e das 261 comunidades expressamos nosso apoio e parabenizamos a guerreira Marizete.