Prestes a completar dois meses a FUNAI e o DSEI-LESTE/RR ainda não possuem coordenações

 

Já são quase dois meses que a coordenação regional da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI) em Roraima e o Distrito Leste de Roraima (DSEI/RR) estão sem os coordenadores titulares. São órgãos Federais importantes na execução de políticas públicas, na área da saúde, e proteção territorial entre outras ações de urgências.

Os dois órgãos historicamente foram ocupados por indicações políticas, principalmente dos parlamentares de Roraima. Com o novo governo, o movimento indígena de Roraima indicou dois nomes para ocupar a coordenação. Para Funai, foi indicada Marizete Macuxi, e Zelandes Patamona para o DSEI-L ambas da Terra Indígena Raposa Serra do Sol. Os nomes das lideranças foram referendados na I assembleia unificada da saúde e educação indígena, realizada na comunidade Barro, nos dias 12 a 18 de fevereiro.

O Conselho Indígena de Roraima (CIR) espera que que os nomes indicados sejam atendidos pelo governo federal, e pede agilidade. A demora prejudica as ações nos territórios. Importante salientar, que o Presidente Lula criou o Ministério dos Povos Indígenas no sentido de ocupar esses espaços para o fortalecimento das políticas públicas dos povos indígenas.