SOS Yanomami: Campanha já distribuiu cinco toneladas de alimentação nas regiões de Ajanari, Surucucu, Xexena e Auwaris

Desde dezembro de 2022, o Conselho Indígena de Roraima (CIR) vem realizando a Campanha SOS Yanomami. O valor arrecadado está sendo destinado à aquisição de alimentos, medicamentos, deslocamentos e demais emergências e urgência dos povos Yanomami.

As ações são realizadas por meio do apoio Emergencial do CIR. As compras é conforme a solicitação do povo Yanomami. “Não é qualquer coisa que estamos doando, é conforme a demanda deles. Estamos priorizando as ações na região, Surucucu, Auwaris e Ajarani. Dessa maneira as ações da campanha estão chegando no território Yanomami”, explicou Vanessa Fernandes, do povo Wapichana, e faz parte do setor emergencial do CIR.

Nesse sentindo, entre os meses de janeiro e fevereiro a organização já destinou as doações para as regiões Ajanari, Surucucu, Xexena e Auwaris. A logística de entrega dos gêneros alimentícios e medicamentos estão sendo feitas em parceria com o Conselho Distrital de Saúde Indígena Yanomami, Yekuana (CONDISI-YY) e URIHI Associação Yanomami, por via área para a TIY.

Aliemtação sendo enviado para região de Surucuu, terra indígena Yanomami.

“Os alimentos estão indo para Surucucu, e do Surucucu para as comunidades é dividido. Nós também dividimos com os pacientes que estão internadas com malária, desnutrição.  Então a alimentação está sendo distribuído nas comunidades, e o povo Yanomami está muito feliz”, explicou a liderança Junior Yekurari, presidente do CONDISI-YY e coordenador da URIHI.

Além dos gêneros alimentícios, medicamentos estão sendo comprados por meio da campanha. “Os medicamentos estão chegando na região de Surucucu, entregamos para o médico, enfermeiro responsável pela base. De lá ele (médico) já mandou para outros polos-base, Cataroa, Raxiú, Parima e distribuiu nas comunidades onde estão precisando de medicamentos. É importante a campanha continuar para ajudar os povos Yanomami”, destacou Junior.

Medicamentos enviadas para a região de Surucu, e ferramentas para região de Ajarani e Xexena, terra indígena Yanomami. Além de materiais de uso pessol para os Yanomamis em tratamento no HGR.

Para a região de Ajanari e Xexena além dos alimentos, foram entregues 180 kits de higiene a equipe da Base de Proteção Etnoambiental (BAPE) da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) que farão a entrega para as famílias. Os kits foram doações do Instituto Sabin para a Campanha SOS Yanomami. Cada Kit continha: 1 Tablet de sabão em barra, 01 sabonete, 01sabão em pó, 01 creme dental, 01 escova dental e 01 absorvente. O CIR entregou ferramentas para roça e pesca com apoio do Fundo Brasil.

Kits de hiegiene  enviadas para Ajarani e Xexena, terra indígena Yanomami.

A campanha ainda atende pacientes Yanomami que estão internadas no Hospital Geral de Roraima (HGR), com redes para dormir, lençóis, cordas, kits de higiene pessoal, sandálias e roupas aos que estão internados em tratamento de saúde.

A campanha SOS Yanomami conta com o apoio de pessoas físicas, COIAB, FUNDO BRASIL, Instituto Sabin, Associação A Nossa Jornada.

Fotos: CIR e Urihi

Contribua com o povo Yanomami. As doações podem ser feitas:

Pix: conselhodaf@gmail.com

Banco do Brasil

Agência: 2617-4

Conta Corrente: 59027-4

CNPJ: 34.807.578/0001-76