Conselho Indígena de Roraima, em parceria com a CAFOD executa Projeto Água no Polo Base São Francisco, região Baixo Cotingo, T.I Raposa Serra do Sol.

O Polo Base possui 18 comunidades indígenas, 07 foram selecionadas e vem recebendo limpeza dos poços e perfuração.

A implementação do projeto iniciou no mês de setembro, desde então vem ocorrendo, as comunidades beneficiadas são: Sete Flores, Repouso, Homologação, Jawarizinho, Copaíba, Juazeiro, Itacutu a comunidade São Francisco contou com a perfuração de um novo um poço.

Durante o desenvolvimento do projeto, foram feitas atividades de levantamento de dados, oficina de capacitação para coleta e análise da água, perfuração e limpeza de poços.
Jéssica Maria Gestora Ambiental (povo wapichana), Fátima André, Assistente Ambiental (macuxi) e Sineia do Vale (wapichana) Coordenadora do Departamento de Gestão Territorial e Ambiental – DGTA do CIR, acompanham todo o processo, além das lideranças de base, tuxauas, Agente Indígena de Saneamento (AISAN) e Agente Indígena de Saúde (AIS).

 

Sineia Do Vale e Jéssica Maria (a direita)

Foram realizadas a 1.ª. Oficina de Capacitação de coleta de Água para os AISAN e AIS, de 27 a 28 setembro, na comunidade Indígena São Francisco, com o apoio Técnico do Engenheiro Ambiental, Ricardo R. Ramos, do DSEI-L RR/SESANI/SESAI com a presença de tuxauas e estudantes das comunidades, São Francisco, Repouso, Copaíba, Juazeiro, Jawarizinho e Saimã.

A Coleta de água para análises laboratoriais teve a participação dos técnicos em Saneamento Ambiental da SESANI/SESAI e Fátima Andre, as coletas foram realizadas em duas etapas, primeira antes das limpezas e perfuração dos poços e uma posterior comparando as amostras.

A comunidade São Francisco, recebeu a perfuração de um poço, e teve a colaboração do Geólogo Pedro do DSEI-Y/SESANI, acompanhado pela equipe do DGTA

As Limpezas dos poços nas comunidades iniciaram no dia 7 de novembro, as comunidades, Sete Flores, Repouso, Homologação e Jawarizinho já foram contempladas, as demais aguardam para serem atendidas.

 

Perfuração de Poço

Coletas

(Fotos: Departamento de Gestão Territorial e Ambiental do CIR)