Lideranças da região Murupú pedem basta de violência contra as mulheres em seminário

Foto de destaque: Comunicadador Hanenias / Rede Wakywai

A comunidade Indígena Morcego, região Murupu, município de Boa Vista recebeu nos dias 30 a 01 de dezembro, o Seminário regional sobre os Direitos das Mulheres Indígenas, Violências e Autoestima. A atividade foi realizada por meio da Secretária do Movimento das Mulheres indígenas, do Conselho Indígena de Roraima (CIR) Maria Betânia, do povo Macuxi, em Parceria com FORD e Rede de Cooperação Amazônica (RCA). Participaram 70 lideranças entre jovens, mulheres e lideranças tradicionais.

Temas importantes foram abordados: O que é violência doméstica contra a mulher? consequências psicológicas causadas pela Violência, ansiedade, depressão e suicídio, com psicóloga Iterniza Pereira, do povo macuxi. Direito da mulher indígena, Lei Maria da Penha, quais as medidas devem ser tomadas diante da violência, com a assessoria jurídica do CIR, a Dra. Maria Luíza, além do Empoderamento e fortalecimento das mulheres indígenas, fortalecendo a autonomia e resgatando a autoestima das mulheres, com a Secretária Maria Betânia.

Fotos: Márcia FernandesASCOM/CIR  e Sheila Carlo/ Rede Wakywai

“São assuntos pertinentes, onde as lideranças sempre solicitam mais informações e conhecimento para poder traçar metas e traçar um plano de ação com relação a esses temas que será trabalhado com os jovens, homens, e com as mulheres, para que cada vez mais trazer o bem viver para as comunidades, destacou Betânia.

Fotos: Márcia Fernandes ASCOM/CIR

A tuxaua da comunidade Morcego. Leirejane Nagelo Macuxi, sabe que os temas são delicados dentro da comunidade. Disse que a região Murupu foi privilegiada com o seminário. Importância para as mulheres para a juventude. Espera ter grandes avanços em conhecimento e prevenção. Seja feitas mais ações dentro das comunidades indígenas. “A gente sabe que é um tema bastante delicado, mas que estamos conseguindo discutir sobre esses temas na nossa comunidade e trazer para as vítimas de violência esse apoio, esse esclarecimento de direito que tem e entendo que é o início de uma grande ação de prevenção, realmente pra gente poder alcançar as metas”.

Fotos; Márcia Fernandes ASCOM/CIR

Na ocasião os participantes construíram um plano de ação, para prevenir violências nas comunidades. Identificar quais ações podem realizar. Ato pelo 21 dia de ativismo contra violência doméstica. Ao final foi entrega de certificados. A região conta com cinco comunidades indígenas: Serra da Moça, Serra do Truaru, Truarú da Cabeceira, Anzol e Morcego.