CIR em parceria com CAFOD implementa sistema alternativo de captação de água para irrigação a base de energia solar na Comunidade Indígena Truaru da Cabeceira, Região Murupu

O projeto “Sistema alternativo de captação de água” é uma parceira CIR e CAFOD e por meio do Departamento de Gestão Territorial e Ambiental (DGTA) nos dias 25 e 26 de novembro levou a comunidade o sistema, que leva energia solar via oito placas usadas especificamente para o sistema de irrigação da comunidade em uma área de 2 hectares para plantio de culturas agrícolas anuais, este é um dos primeiros sistemas a base de energia solar voltados especificamente para irrigação fomentados pelo Conselho Indígena de Roraima.

A área está sob a orientação técnica de Giofan E. Mandulão, povo macuxi, Engenheiro Agrônomo do CIR e o sistema de energia solar (fotovoltaico) esteve na responsabilidade de Wiglyson Kennalty Alves Feitosa, técnico em telecomunicações na área de infraestrutura de redes e energias renováveis.

A instalação do sistema contou com a participação do primeiro tuxaua da comunidade Alcemir Duarte Lima e o segundo tuxaua Alan dos Santos, além de Renan Oliveira, Engenheiro Agrônomo e Jabson Nagelo, Gestor Indígena Territorial e Ambiental, ambos (engenheiro e gestor) do CIR.

A estrutura de energia solar mede cerca de 17,6 metros quadrados, sendo composta por 8 painéis solares de 1 metro de largura por 2,20 metros de altura e um potencial de 450 watts, o suficiente para suprir a necessidade de uma bomba d`água de 2 cv, entregando 6,5 metros cúbicos de água, ou seja, cerca de 5 a 6 mil litros de água por hora, com a previsão de um consumo diário de 52 mil litros de água por dia de irrigação. Todo o kit está na área próxima à casa do segundo tuxaua que possui um poço de água escavado de forma manual.

Fotos: Departamento de Gestão Territorial e Ambiental do CIR.