XI FESTIVAL DO BEIJÚ 2022

A comunidade indígena Tabalascada, localizada na região Serra da Lua, no município do Cantá, realiza o XI Festival do Beijú. O evento será nos dias 1, 2 e 3 de dezembro. Após dois anos (2020 e 2021) sem a sua realização por conta da pandemia da Covid-19, o evento volta com força total em 2022.

O Festival do Beijú, tem como objetivo o fortalecimento cultural dos povos Wapichana e Macuxi da região Serra da Lua, bem como os vizinhos munícipes de Cantá e Boa Vista. Que ao longo dos anos frequentam e tem conhecimento da T.I Tabalascada.

A primeira edição do Festival do Beijú foi realizada em 2005, fundado na epoca pelo então Secretário de Assuntos Indígenas do município do Cantá, Jodecildo Cruz Cadete. Que viu a necessidade de valorizar o beijú de mandioca que é um dos alimentos base da alimentação dos povos indígenas do Estado de Roraima. Mas principalmente dos Macuxi e Wapichana da região Serra da Lua. Sendo o beijú, a base da alimentação, assim foi pensado a realizar o festival sobre o alimento diário que acompanha outro também não menos importante a Damurida.

Assim, deu-se início ao lº Festival do Beijú em 2005 e anos posteriores até 2008. O Festival foi suspenso por alguns anos. Em 2013, Jodecildo Cruz se tornou tuxaua da comunidade Tabalascada, quando iniciou o planejamento para retomar a realização do evento. Infelizmente, em 31 de agosto do mesmo ano o tuxaua faleceu.

Devido ao falecimento do tuxaua Jodecildo Cruz, o Festival do Beijú só foi retomado em 2014, sob a responsabilidade do tuxaua Cesar da Silva. Apenas em 2015 e 2016, respectivamente, o festival tomou um novo rumo. O evento ganhou grande repercussão e em 2016 teve um público nos dois últimos dias de aproximadamente 6 mil participantes.

Os povos indígenas da região Serra da Lua, vivem em terras indígenas demarcadas em ilhas. Tendo com isso grande parte do território reduzido a pequenas porções de terras. No entanto querem manter viva as tradições e costumes que ainda restam, bem como levar aos mais jovens indígenas e não indígenas o conhecimento da realidade dos povos que residem no Estado de Roraima.

 

O Festival do Beijú conta com uma vasta programação com disputas de competições tradicionais indígenas, com: arco e flecha, trançar darruana, corrida pedestre, estilingue (baladeira), dança do parichara, comer mais beijú, cabo de guerra, corrida com tora, corrida do anikê, fiar algodão, ralar mandioca, subir na bacabeira e tomar caxiri. Além de competições como futebol de campo masculino e futebol feminino Society.

Em todas as noites terão atrações culturais, como a escolha da rainha do Xl Festival do Beijú e apresentação de teatro. Além de festa dançante. A comunidade Tabalascada fica localizada na BR 432, a 26 km de Boa Vista.

Texto: Comunicador Rede Wakywai Nailson Almeirda

Fotos: Divulgação/@festivaldobeiju2022