Alunos do 9° ano da Escola Estadual Indígena Professor Ednilson Lima Cavalcante visitam a sede do CIR

Ontem (26) os alunos do 9° ano da Escola Estadual Indígena Professor Ednilson Lima Cavalcante, da comunidade Tabalascada, região Serra da Lua, fizeram uma visita a sede do Conselho Indígena de Roraima (CIR). A visita é uma iniciativa da escola para que os alunos conheçam a história de luta e resistência das Lideranças na defesa e conquista pelos territórios Indígenas no Estado de Roraima.

A coordenação geral do CIR, Edinho Batista Macuxi, a coordenação estadual da Juventude, Raquel Wapichana e Messias Macuxi, esteveram fortalecendo essa visita através do repasse de informações de como a organização está atuando a nível local, regional, nacional e internacional.

A visita dos estudantes da escola da Tabalascada, foi uma programação da professora Eliane Macuxi e do professor Deives acompanhado com a liderança Noberto Wapichana. Durante os seis anos da atual coordenação, o CIR ainda não havia recebido uma visita de uma escola junto aos professores e estudantes para conhecer a organização.

“Uma iniciativa muito brilhante. Isso também abre a porta para as demais escolas e professores que as vezes acabam falando muito de outras estruturas do governo, dos municípios, do estado, do Brasil, mas esquecem de falar das organizações e desses espaços de protagonismo indígena. Hoje, os próprios jovens têm essa boa vontade de conhecer, de aprender, de valorizar, os espaços que foram conquistados com muito trabalho, e de testemunhar ainda um trabalho que está sendo feito com muita responsabilidade. Lembrar daqueles que iniciaram, que de fato foram os protagonistas, os coordenadores passados, um deles é o Clóvis Ambrósio e outros que de fato são importantes. E não é só ouvir a história lá na comunidade ou na região, mas ter essa oportunidade de vir até a sede e fazer parte dessa história, escrevendo a sua própria história, ouvindo e conversando pessoalmente para poder sentir e conhecer também a própria estrutura hoje. É uma honra em recebê-los com muito privilégio”, disse o coordenador Geral CIR, Edinho.

Para Raquel, foi gratificante receber a visita de estudantes indígenas que vem da comunidade, com a iniciativa dos professores que os trouxeram para conhecer a história pela luta e conquista dos territórios no Estado de Roraima. “O importante foi que podemos entender e compreender juntos que o CIR não é só a Sede da Organização, o CIR são as comunidades indígenas que estão nas regiões. Foi um compartilhamento de conhecimentos junto aos alunos, porque assim como eles eu também aprendo a cada dia com nossas lideranças. Me sinto feliz em poder ver que a juventude se engaja através da história de luta de nossos antepassados, por que também nos sentimos parte dela, é como se estivéssemos sempre ali, presente com eles no passado lutando ao lado deles.”

“A vinda dos alunos do 9° ano, ensino fundamental II, da Escola Estadual Indígena professor Ednilson Lima Cavalcante, tem o objetivo de trazer o conhecimento sobre o histórico da luta e desafios dos povos indígenas de Roraima e além de conhecer o papel, conquistas e lutas do CIR, para que possam se tornar conhecedores e ter uma formação crítica como cidadão indígena a respeito do assunto já mencionado.” Relatou a professora responsável de Ciências Sociais (CS) Eliane Macuxi.

Fotos: ASCOM/CIR