Lideranças Jovens participam de capacitação para articulação de projetos

Para Buscar articulação e fortalecer os projetos das comunidades indígenas o Departamento de Projetos do Conselho Indígena de Roraima (CIR) em parceria com IEB, realizou nos dias 22 a 26 de agosto, o 1° Módulo de Formação de Articuladores de Projetos Indígenas, no Centro Indígena de Formação e Cultura Raposa Serra do Sol (CIFCRSS).

Participaram da capacitação 40 cursistas na maioria jovens, indicadas pelas suas regiões:  Raposa, Serra da Lua, Alto Caumé, Murupú, Tabaio, Surumú, Baixo Cotingo, Serras, Wai Wai, Amajarí, dos povos Macuxi, Wai-Wai, Yekuana. A meta é elaborar projetos para as suas respectivas comunidades e regiões.

Valexson Wapixana liderança da comunidade Morcego, região Murupú, terra indígena Serra Moça, que esteve participando dessa primeira formação, disse que obter a formação técnica é contribuir com desenvolver de sua comunidade e região. “A partir dessa formação é desenvolver e acompanhar a evolução dos projetos dentro das comunidades com as organizações indígenas, tudo isso para fortalecer o movimento indígena nas demandas das comunidades e as lideranças de base”, disse Valexon.

A programação foi construída em diálogo entre o CIR e o IEB. Os principais pontos debatidos na Formação de Articuladores de Projetos Indígenas. No 1º Módulo do curso, os principais assuntos discutidos foram: Histórias do Movimento Indígena de Roraima, Desafios Econômicos, Ambientais e Sociais, Associativismo e Cooperativismo (Experiências do Povo SURUI e FRUTA DE SÃ), Perfil e Atribuições do Articulador de Projetos Indígenas, e Intermodulo (identificando Projetos Locais).

Por meio dos articuladores de projeto indígenas, será possível o CIR ter acesso às informações e demandas de sua base. Com isso planejar na capitação de recursos, na elaboração de novos projetos.