CIR fortalece as práticas da medicina tradicional Indígena na prevenção da Covid-19 em parceria com UNICEF

Para dar continuidade no fortalecimento das práticas da medicina tradicional indígena, com foco na prevenção do Covid-19, o Conselho Indígena de Roraima (CIR) por meio do apoio Emergencial, e em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) vem apoiando as comunidades indígenas que realizam a produção da medicina.

O apoio iniciou no mês de maio com a solicitação das compras, as entregas iniciam no mês de junho de 2022. Até no momento as comunidades que já receberam o apoio com insumos e uma geladeira foram: Canauanim, Malacacheta da região Serra da Lua, Taxi, Barro e Centro de Formação e Cultura Raposa Serra do Sol, da região Surumu, Anta I, Anta II da região Tabaio, Truaru da Cabeceira da região Murupu, Araçá da região Amajari, Centro regional Caracaranã da região Raposa e Camará da região Baixo Cotingo.

As comunidades que receberam apenas os insumos foram: Maturuca, região Serras, Canta Galo, Surumu, Barata, Pium e Boqueirão, região Tabaio, Serra da Moça, região Murupu, Vizela e São Francisco, região Baixo Cotingo, Sucuba, Arapuá e Raimundão I, região Alto Cauamé e Tabalascada, região Serra da Lua.

Keyla Chagas Wapichana coordenadora regional da medicina tradicional da região Murupu, agradeceu os parceiros que tem contribuído, com o trabalho das comunidades indígenas. E que a valorização dos conhecimentos tradicionais é o fortalecimento da identidade dos povos indígenas.

“A ajuda, a contribuição, o apoio são muito importantes para as nossas comunidades. Agradecer ao CIR na pessoa do coordenador Edinho e a Secretária do movimento de mulheres indígenas, Maria Betânia, e a todas as pessoas que nos ajudam direta e indiretamente. Valorizamos a nossa medicina tradicional, muita gente hoje procura, até mesmo as pessoas não indígenas. Isso é o nosso conhecimento. A história dos nossos antepassados, não foi esquecida”, disse.

Além dos insumos para a produção, as comunidades que possuem as casas da medicina tradicional indígena, receberam o apoio de material construção para adequação estrutural dessas casas. Foram elas: Canauanim, região Serra da Lua, Serra da Moça, Truarú da Cabeceira, região Murupu, Anta I, região Tabaio.

 

Realizaram as entregas, a Secretária geral do Movimento de Mulheres Indígenas do CIR, Maria Betânia Macuxi, Vanessa Fernandes Wapichana, técnica em Enfermagem do apoio emergencial, Geneide dos Santos Wai Wai, coordenadora técnica da medicina tradicional e o Assistente de Logística Judá Dias.

O CIR desde 2020, com apoio de vários parceiros vem apoiando as comunidades indígenas no fortalecimento da produção da medicina tradicional, com insumos e materiais essenciais, principalmente na prevenção do Covid-19, devido o agravo em várias terras indígenas após os primeiros casos no Estado de Roraima.

Antes da pandemia a medicina tradicional indígena já vinha sendo produzido, porém com a chegada do Covid-19, intensificou mostrando o seu potencial para a recuperação e cura de várias famílias indígenas.