Roraima tem a Primeira Indígena Mestra em Comunicação Social e Jornalismo

Ariene Susui, apresentou sua Defesa de Dissertação no dia 12 de agosto, às 15:00 horas, pela Universidade Federal de Roraima – UFRR, com o tema: “Comunicação Indígena em Roraima e a Criação de novas territorialidades digitais: Rede Wakywai, Resistências e Saberes Amazônicos.” Sua banca avaliadora contou com Eloy Terena, Jurista, antropólogo, escritor e Advogado Indígena da Articulação do Povos Indígenas do Brasil – APIB e os professores Vilso Santi e Lisiane   Machado, além dos comunicadores da Rede, amigos e familiares que assistiam atentamente a defesa via on-line.

Ariene teve a importante orientação da professora Vângela Morais, que escreveu o livro: Filhos de Deus e Netos de Makunaima: Apropriações do catolicismo em terras Macuxi, na T.I Maturuca, Raposa Serra do Sol.  

Ariene Susui, tem 25 anos, é do povo Wapichana, da comunidade indígena Truaru da Cabeceira, região Murupú, T.I Truaru. Ativista indígena, atua desde os 14 anos no movimento indígena pela participação dos jovens e mulheres nas discussões políticas, ambientais e educação. É graduada em Comunicação Social e Jornalismo pela UFRR desde 2021, e agora possui o título de Mestre em Comunicação, através do programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Roraima (PPGCOM-UFRR), além de já ter atuado como assessora de comunicação do Conselho Indígena de Roraima (CIR) em 2019 e técnica na comunicação da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab) em 2021 e 2022.

De acordo com Ariene, o sentimento é de gratidão.

“Primeiramente essa não é apenas uma conquista minha, é uma conquista que envolve nossa comunicação indígena como estratégia de luta, de resistência. Então uma conquista também do próprio movimento indígena, que está nessa luta. Esse sentimento de ser a primeira indígena formada e de se tornar mestre pelo programa de pós-graduação, é a conquista também de nossas lideranças. Então é uma conquista nossa, afirmou”

Ariene esteve à frente de uma das linhas que criou da Rede Wakywai de Comunicadores Indígenas. Em sua defesa de dissertação citou o início da formação dos comunicadores em 2019, até a formulação do nome atual que traduzido do Wapichana que dizer Nossa Notícia, (Wa = nossa /  kywai = noticia), nome que os próprios comunicadores escolheram em 2020. Desde então a rede conta com trinta colaboradores de 10 regiões indígenas, Murupu, Serra Lua, Tabaio, Baixo Cotingo, Raposa, Serras, Surumu, Amajari, Alto Cauamé e Wai Wai, dos povos Macuxi, Wapichana, Patoma, Yekuana e Wai wai, com pelo menos três em cada região, que atuam junto a suas lideranças de base, em registros fotográficos, denuncias, e contam também um pouco da rotina e realidade das comunidades nas redes sociais que algumas das regiões criaram.

O Conselho Indígena de Roraima Parabeniza a Mestre em Comunicação Social Ariene Susui, pela sua Conquista, e nossa como Movimento indígena, seguimos firmes.

充气滑梯