Alcebias Constantino Sapará, Liderança Indígena de Roraima é eleito Vice Coordenador da COIAB

Com perseverança e atitude, 27 lideranças indígenas de Roraima, do Povos Macuxi, Sapará, Wapichana e Taurepang, participaram da XIII Assembleia Geral, que ocorreu na T.I Uaçá, Comunidade Indígena Manga, no estado do Amapá, de 03 a 05 de Agosto, levando um nome para o pleito que faria a escolha da nova coordenação executiva da Coordenação Indígena da Amazônia Brasileira (COIAB). Povos Indígenas dos Estados do Acre, Amazonas, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Rondônia, Roraima e Tocantins, entre outros que também estiveram presentes para a importante eletiva no qual  Toya Manchineri assumirá como Coordenador e Alcebias o seguirá com Vice Coordenador da organização, .

Alcebias, esteve à frente do Núcleo da Juventude Indígena de Roraima do Conselho Indígena de Roraima (CIR), por mais de 04 anos, participou das manifestações em Roraima e em Brasília, Junto a Comissão de lideranças de Roraima, no qual foi ferido por um tiro de borracha no dia 22 de junho de 2021. O espaço de luta sempre esteve na trajetória de vida de Alcebias.

A minha trajetória dentro do movimento indígena ela já tem um pouquinho de bagagem, a gente não vai dizer que não tem nada, mas começando com lá de trás, ela começa junto com os meus tuxauas de base, da minha comunidade, e região, aos coordenadores que eu tive o prazer e a satisfação de estar lado a lado, no momento de dialogar como liderança.
Acho que foi muito mais tenso para mim quanto jovem, conquistar o respeito deles. Estar do lado auxiliando, e ajudando. Agora você sentar numa mesa ou numa assembleia e discutir projetos e planos de vida, você colocar o seu ponto de vista e o seu posicionamento é outra coisa. E saber ganhar o respeito dessas liderança, não foi fácil mas a gente conseguiu”, destacou.

A liderança jovem agradeceu as lideranças de bases por acreditarem e que deram a oportunidade para seguir ajudando a coordenar uma instituição. Ele também citou seus próximos passos como vice coordenador.
“Agora é Conhecer mais de perto o que é a COIAB de fato, e que está sendo hoje. Conhecer os fundadores, as primeiras discussões, primeiras pessoas, coordenadores, qual era o campo de visão deles, e a partir daí traçar o nosso, não que a gente seja melhor que o outro. Cada coordenação deixou uma marca. Qual será a nossa marca como juventude? Esses serão os próximos passos.” Finalizou a Liderança.

Confira o Vídeo produzido pelo comunicador indígena Neysson Macuxi, sobre a assembleia da COIAB e a eleição de Alcebias.