Casas em Comunidade Indígena amanhecem ilhadas após fortes chuvas que fizeram o Rio Surumu transbordar

A comunidade Indígena do Barro, Região Surumu, fica localizada no Município de Pacaraima, e na manha de hoje (30), teve casas atingidas pelas fortes chuvas que fizeram o rio Surumu próximo a Comunidade, transbordar, as lideranças ainda calculam os danos materiais, mas estima-se que 55 famílias foram direta e indiretamente afetadas, e ao menos uma casa da comunidade teve perda total.
Outras comunidades também podem ter tido alguma perda material, mas devido as fortes chuvas e a dificuldade de comunicação, por conta da distancia entre elas (comunidades), ainda não foram contatadas.
 
Por meio de vídeos as lideranças registram a cheia do Rio Surumu, casas ilhadas, e aos poucos vão ajudando uns aos outros com o possível.
 
O Tuxaua André afirma que a Comunidade esta em alerta, e que a defesa civil já se encontra no local e auxilia famílias que ficaram desabrigadas, outras casas estão em estado critico, segundo ele, o corpo de bombeiros estará repassando alimentação e suporte neste momento, além do o mesmo, já ter feito a solicitação de água potável para a comunidade.
 
O Tuxaua também frisou:
“ A alimentação (dos atingidos), será feita aqui na escola, estamos retirando o pessoal para a Escola Estadual Tuxaua Silvestre.”
 
Daniel Sampaio Alves, Coordenador administrativo, do Centro Indígena de Formação e Cultura Raposa Serra do Sol – CIFCRSS , que fica na comunidade Indígena Barro, informou:
“No Centro de formação os peixes (do tanque de criação interno), foram embora, uma parte da plantação se perdeu. Os alunos estão fazendo o levantamento de quantos animais a água levou, como bode entre outros.”
 
Segundo o Coordenador do Conselho Indígena de Roraima, Edinho Macuxi, o tuxaua já encaminhou ao CIR, solicitação de auxilio, e logo o Conselho estará encaminhando ajuda emergencial a comunidade.
Se você também que ajudar, entre cm contato com o numero: 95 98400-7904, toda forma de solidariedade será bem vinda.