Lideranças indígenas de Roraima participam de audiência no MPF

Foto de destaque: ASCOM/MPF

Uma comissão de Lideranças das terras indígena Raposa Serra do Sol e Boqueirão estiveram ontem (19) acompanhados pelos advogados do Conselho Indígena de Roraima (CIR), Junior Nicácio Wapichana e  Maria Luiza, em audiência com seis procuradores federais da Procuradoria da República no Estado de Roraima, Ministério Público Federal (MPF) para tratar do garimpo ilegal e das ameaças aos povos indígenas em Roraima, em especial da Raposa Serra do Sol e no Boqueirão.

As Tis da Raposa Serra do Sol e do Boqueirão continuam sendo invadidas e ameaçadas pelo garimpo ilegal. Eles informaram às autoridades que realizam atividades de vigilância e monitoramento de acordo com sua organização social, para sua própria defesa e proteção. Com as denúncias, requerem apoio dos órgãos para realização de fiscalização permanente e proteção efetiva dos territórios contra os crimes ambientais e as violações de direitos dos povos indígenas.

Lideranças indígenas da T.Is Raposa serra do Sol e Boqueirão, em audiência no MPF. Foto: Paulo Ricardo Macuxi/ rede Wakywai. 

Umas das lideranças que participou da audiência foi Francinete Fernandes Macuxi, da região Surumú, T.I Raposa Serra do Sol, disse que as invasões estão se agravando, com isso o avanço do desmatamento territorial.

“Nós lideranças presentes colocamos as situações que estão se agravando nas terras indígenas, principalmente na área de garimpo ilegal dentro das Tis. O meio ambiente também está sendo destruído. Temos o Grupo de Proteção e vigilância territorial indígena (GPVITI) que fazem a proteção territorial, enquanto o estado não faz, nós fazemos. Não vamos nos calar, é o nosso direito que nós temos, conforme a nossa constituição. Somos nós que estamos sofrendo, estamos trabalhando contra as invasões na defesa da mãe terra, e o desmatamento que está acontecendo”, destacou.

Os advogados do CIR Junior Nicaccio Wapichana e Maria Luiza assessorando as lideranças indígenas. Paulo Ricardo Macuxi/ rede Wakywai. 

Na oportunidade, foram protocolados um Relatório sobre Violações de Direitos na TI RSS, além de uma Carta Denúncia sobre os Impactos do Garimpo ilegal na TI Boqueirão.Participaram da Audiência Dr. Miguel de Almeida Lima, Procurador-chefe do MPF/RR, Dr. Alisson Marugal, do 7o. Ofício Indígenas e minorias, Dr. Matheus Bueno, do 4o. Ofício Ambiental, Dra. Ana Carolina Tinelli, do 5o. Ofício Criminal, Dr. Oswaldo Poll Costa, do 3o. Ofício Consumidor, Dr. Alisson Bonfim, atualmente na função de Procurador Regional Eleitoral.