NOTA DE PESAR E POR INVESTIGAÇÕES

O CONSELHO INDÍGENA DE RORAIMA – CIR, organização indígena representante de 261 comunidades indígenas dos povos Indígenas Macuxi, Wapichana, Taurepang, Ingariko, Patamona, Wai Wai, Sapará, Yanomami vem manifestar SOLIDARIEDADE e SENTIMENTOS às famílias de Bruno Araújo Pereira e de Dom Phillips, executados por defenderem e protegerem a vida dos povos indígenas do Vale do Javari.

O indigenista brasileiro Bruno Pereira e o jornalista britânico Dom Phillips eram parceiros e defensores das comunidades indígenas da Terra Indígena do Vale do Javari e de sua organização indígena, a UNIVAJA, na luta pela sua vida, seu território, seu bem viver. *Dom Phillips esteve com os povos indígenas em Roraima, 2019, na III Assembleia da Terra Indígena Raposa Serra do Sol, e nunca deixou de apoiar os Povos Indígenas da Amazônia. A trajetória de Bruno Pereira com os povos indígenas é longa e sua presença fará muita falta em nossa luta.

* Bruno e Dom foram VÍTIMAS DO PROJETO POLÍTICO DO GOVERNO FEDERAL de genocídio dos povos indígenas no Brasil, do desmonte dos órgãos públicos competentes na defesa e proteção de nossas vidas, do incentivo às invasões e destruição de nossos territórios, das propostas e ações que diariamente atacam e minam nosso bem viver. Dizemos basta!

CIR, presta sua SOLIDARIEDADE AOS POVOS INDÍGENAS DO VALE DO JAVARI, que com organização e luta enfrentam o projeto político do Governo Federal e resistem dia a dia àqueles que criminosamente atacam suas vidas, sua organização social, seus territórios. As ações e a organização dos povos indígenas do Vale do Javari são FUNDAMENTAIS para garantir a resistência ao projeto político do Governo Federal. O trabalho da EVU (Equipe de Vigilância) da União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (UNIVAJA) é essencial e não pode parar. Onde o Estado atua criminosamente, as ações de proteção, vigilância e monitoramento territorial são a garantia da nossa vida. Manifestamos nosso profundo agradecimento a todos os indígenas e parceiros que não mediram esforços nas buscas e investigações do crime e que para isso arriscam suas vidas. Estamos juntos nessa luta!

Diante de tamanha dor inestimável, manifestamos nosso pesar e EXIGIMOS INVESTIGAÇÕES SÉRIAS, ÁGEIS e CONCLUSIVAS sobre as organizações criminosas que atuam no território indígena dos povos do Vale do Javari e que motivaram a execução de Bruno e Dom. EXIGIMOS de todos os órgãos competentes MEDIDAS URGENTES E IMEDIATAS para proteção da vida dos povos indígenas do Vale do Javari. Por fim, contamos com o apoio de toda a sociedade para enfrentamento do projeto político genocida do Governo Federal.

NENHUMA GOTA DE SANGUE INDÍGENA A MAIS.

JUSTIÇA POR BRUNO E DOM! JUSTIÇA PELOS POVOS DO VALE DO JAVARI!

Conselho Indígena de Roraima, 17 de junho de 2022.