Lideranças indígenas do GPVIT participam de capacitação básica de drone

Aos menos dez Lideranças que fazem parte do Grupo de Proteção e Vigilância Territorial Indígena o (GPVIT), participaram de 25 a 28 de maio, no Centro Regional Lago Caracaranã, região Raposa, Terra Indígena Raposa Serra do Sol, do curso básico de pilotagem de drone. Foi ofertada também o curso de secretário, para aqueles que atuam nos centros regionais nas comunidades indígenas, no qual elaboram solicitações, informes e relatórios locais.

A capacitação do drone foi feita pelo departamento de Comunicação do Conselho Indígena de Roraima (CIR), através da solicitação do Coordenador Estadual do GPVIT Kleber Da Silva, que faz parte da Equipe de Vigilância e Monitoramento Territorial do CIR

                                                                              Imagens aéreas retiradas durante o curso/ Lago Caracaranã

 

O uso do equipamento (drone) no monitoramento tem sido cada vez mais efetivo, aja vista a exclusão de um efetivo de pessoas em territórios de difícil acesso e áreas de risco, como garimpos,  locais de exploração ilegal de madeira e invasão de território.

Além da prática básica para pilotar o drone, as lideranças também receberam esclarecimentos acerca da documentação para uso do equipamento, além das  áreas de risco para pilotagem, montagem, fotografia e filmagem, estes dois últimos segundo um dos participantes, terão uma grande importância para os relatórios do GPVIT que atuam nas comunidades indígenas. A pratica para secretariado consistiu na elaboração de relatórios entre outros documentos.

A capacitação é uma realização do Conselho Indígena de Roraima (CIR)  com o apoio da NIATERO.