Comunidade Pium, região Tabaio realiza palestra com participação da psicóloga do CIR

A comunidade Pium, Terra Indígena Pium, região Tabaio, realizou uma palestra no dia 26 de maio, para alunos da Escola Estadual Indígena Antônio Dias de Souza Cruz. O evento teve como convidada e palestrante, a psicóloga macuxi do Conselho Indígena de Roraima (CIR), Iterniza Pereira. Cerca de 180 pessoas participaram. Entre alunos do turno matutino e vespertino.

A palestra foi organizada pelo vice coordenador da região Tabaio, Márcio Cleiton, com apoio da coordenação pedagógica da escola, na pessoa do professor Jodemar e a coordenadora do polo de saúde da comunidade Pium, Aldilene.

De acordo com o vice coordenador, Márcio Cleiton, a palestra foi muito importante dentro na comunidade e isso está ajudou a despertar nos jovens a situação passada por eles. Onde muito das vezes, eles como lideranças não sabem lidar com os casos que vem acontecendo. Mas que esse é um meio de prevenção e assim buscando os jovens a se manifestar, aquele sintoma que ele está vivenciando.

“Essa foi a primeira vez que aconteceu essa palestra e para nós foi muito bom. Nós ficamos muito honrados quando vem um profissional nos ajudar e isso é muito importante para nós como lideranças. Pois esse profissional que transmite confiança para esses jovens e isso é muito gratificante, porque as vezes esse jovem não consegue conversar com os pais em casa sobre essas situações. Através dessa palestra já conseguimos identificar aquelas pessoas que de alguma forma sofrem. Vamos buscar essas palestras para os pais também, para que possam entender melhor o que se passa com os filhos”, disse.

Na ocasião, o Vice coordenador Estadual da Juventude, Messias Pereira, também esteve participando da palestra e falou para os participantes sobre a nova coordenação e das atividades que serão desenvolvidas pelo Núcleo da Juventude do CIR.

Os participantes puderam acompanhar palestra sobre algumas situações que ultimamente vem atingindo muitos jovens nas comunidades indígenas. É o caso da ansiedade, depressão, automutilação, suicídio, uso de álcool, drogas, gravidez na adolescência e sobre como cuidar da Saúde mental.