Comunidade Morcego denuncia novamente o despejo de agrotóxicos

A comunidade indígena Morcego, localizada na Terra Indígena Serra da Moça, região Murupú, município de Boa Vista, denuncia mais uma vez o despejo de agrotóxicos sobre as casas dos moradores. No dia 28/04/2022 moradores registraram com fotos e vídeos que uma pequena aeronave pulverizando a lavoura de soja que fica no limite da terra indígena e acabava jogando agrotóxico por cima da comunidade.

No mês de agosto de 2021 em plena pandemia lideranças fizeram a primeira denúncia sobre a mesma situação ao Ministério Público Federal e ao Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) pedindo providências quanto ao despejo de agrotóxicos sobre a comunidade. Em outubro, o Ibama multou os donos da lavoura em R$ 103 mil.

Um dos moradores da comunidade relatou, “aqui na comunidade indígena Morcego, os lavoreiros estão jogando agrotóxicos via aérea onde o vento traz o veneno para dentro da nossa comunidade. Deixando nossa pele em ardência, nos dando ânsia de vômito e outros incômodos e deixa um gosto amargo, nos ajudem lideranças e parceiros”, disse pedindo ajuda.

O Conselho Indígena de Roraima (CIR) reforçará a denúncia da comunidade para que os responsáveis sejam punidos e que reparem os danos causados à comunidade.