NOTA DE ESCLARECIMENTO

O CONSELHO INDÍGENA DE RORAIMA – CIR, organização indígena nos termos dos artigos 231 e 232 da CF/88, sem fins lucrativos, filiações partidárias ou religiosas, vem se manifestar por direito de resposta diante de informação incorreta e divulgada, aparentemente, por má-fé pela Fundação Nacional do Índio em seu site eletrônico na data de ontem, 05/04/2022, às 20h11, atualizado em 06/04/2022 às 12h37.

O CIR, ao contrário do que foi publicado na Nota Oficial da Funai, NÃO PROMOVEU NENHUMA INVASÃO nem qualquer outro ato, como tem sido divulgado pelo órgão que desconhece a organização social dos povos indígenas. Os atos públicos que estão ocorrendo na cidade são iniciativa de pessoas, comunidades e povos indígenas de todo o Estado em mobilização própria e autônoma, de acordo com a organização social de cada povo participante, cada comunidade, cada região e terra indígena.

A divulgação da Nota Oficial da Funai com tal teor, falso, parece tratar, mais uma vez, e desta vez ainda pior, porque parte da própria Funai, de fake news e tentativa de criminalizar uma organização indígena que trabalha há mais de 50 anos na defesa dos direitos dos povos originários.

Conselho Indígena de Roraima

06/04/2022