Delegação do CIR participa do Acampamento Terra Livre em Brasília

A delegação do movimento indígena de Roraima se uniu nesta segunda-feira (4) às demais delegações do Brasil para participar da 18ª edição do Acampamento Terra Livre (ATL) 2022. VEJA GALERIA DE FOTOS.

Com o tema: “Retomando o Brasil: Demarcar Territórios e aldear a Política”, a mobilização vai até 14 de abril em Brasília e deve reunir mais de 100 povos indígenas de todo o país – de Roraima estão presentes lideranças Macuxi, Wapichana, Warao, Yekuana e Yanomami.

“Estão aqui povos indígenas de todos os quatro cantos do país para poder propor e reivindicar, depois de um cenário tão difícil que foi atravessar a pandemia da COVID-19. E o que nos traz aqui, é exatamente poder dizer para o Brasil e para mundo inteiro, que os povos indígenas continuam existindo. As ameaças de fato precisam parar, e precisamos garantir os nossos territórios. Nossas vozes nunca se calarão”, destacou o coordenador do CIR, Edinho Batista Macuxi.

Realizado anualmente, o ATL é o maior encontro dos povos indígenas do Brasil. Tem o objetivo de mobilizar, debater pautas sobre território, saúde, educação entre outros direitos que estão ameaçados. Além da mobilização em Brasília, as regiões se manifestam também em Boa Vista.