CIR realiza 3ª Oficina do PGTA da T.I São Marcos

A terceira oficina do Plano de Gestão Territorial e Ambiental (PGTA) da região baixo São Marcos, T.I São Marcos, ocorreu de 6 a 8 de março na comunidade Campo Alegre. A atividade foi realizada pelo Departamento de Gestão Territorial e Ambiental (DGTA), do Conselho Indígena de Roraima (CIR), com o tema: ‘‘Controle Territorial e Saúde Mental” e contou com a participação de 40 lideranças indígenas.

De acordo com os idealizadores da oficina, as atividades tiveram pontos referenciais para acontecer, são eles:

* Envolver os representantes indígenas e instituições convidadas para a importância do PGTA de São Marcos;

* Discutir e sistematizar termos utilizados no plano;

* Identificar as principais ameaças internas e externas que implicam na gestão do Território;

* Apresentar e discutir um planejamento para resolver ou minimizar essas ameaças;

* Compreender sobre saúde mental e a importância de tratar sobre o tema nas comunidades;

* Definir os próximos passos, pós oficina.

Caracterizado os pontos focais, Sinéia Do Vale, coordenadora do Departamento Ambiental do CIR, reafirmou a importância da participação das lideranças de São Marcos, além da metodologia aplicada.

“Estamos quase no final das oficinas temáticas e esse trabalho de construção do PGTA é importante. As lideranças estão participando, o plano de vida de São Marcos é construído pelas próprias lideranças e pelas comunidades. As metodologias da construção são feitas no alto, médio e baixo São Marcos, tudo escolhido pelas lideranças. Essa oficina foi feita no baixo São Marcos, o Coordenador da APITSM, Marcelo Macuxi participa muito e tem ajudado bastante nesta organização. É um trabalho gratificante e tem sido muito importante”, afirmou Sinéia.

A oficina foi realizada pelo Conselho Indígena de Roraima e contou com a parceria da Associação dos Povos Indígenas da Terra de São Marcos – APITSM, o apoio do UNICEF, NIA TERO e NCI.