Cerca de 30 comunicadores indígenas participam do II Seminário Estadual da Rede Wakywai

 

De 25 a 28 de fevereiro, a comunidade Willimon, Centro Regional Willimon, região Serras, localizada no município de Uiramutã recebeu a segunda edição do Seminário Estadual dos Comunicadores Indígenas da Rede Wakywai. Com o tema “Comunicação indígena como instrumento de luta”, o encontro reuniu cerca de 30 participantes de nove regiões do Estado, dos povos Wapichana, Macuxi, Wai Wai e Patamona.

O seminário ocorreu no Malocão Kamarakko, que na língua macuxi significa, “Casa de Abelha”, mexeu com um, mexeu com todos. Um dos locais históricos de luta e resistência da Terra indígena Raposa Serra do Sol (TIRSS). A coordenação do Conselho Indígena de Roraima (CIR), o vice-coordenador Enock Taurepang, do Núcleo da Juventude, Alcebias Constantino e Raquel Viana, estiveram participando do evento.

O evento foi organizado pelo Departamento de Comunicação do CIR. Participaram comunicadores das regiões Serras, Serra da Lua, Amajarí, Surumú, Alto Cauamé, Tabaio, Murupú, Raposa e Wai Wai. Além do Centro Indígena de Formação e Cultura Raposa Serra do Sol (CIFCRSS).

 

Comunicadores das 9 regiões participaram do II Seminário, no Centro Willimon.Fotos: Ascom/CIR

Para a comunicadora Paula Nascimento, da comunidade Novo Paraíso, Terra Indígena Manoá/Pium, região Serra da Lua, o seminário foi muito importante. Essa foi a primeira vez que ela participou do evento. Segundo ela, o conhecimento adquirido vai ajudar a mostrar sobre o que acontece dentro da comunidade, como as produções nas roças e os projetos levando as informações para demais regiões.

“Esse é o primeiro seminário que estou participando e a importância disso é tanto para minha região, quanto para minha comunidade. Porque aprendemos no meio da comunicação tudo aquilo que a gente pode e não pode fazer. Vou usar esse conhecimento primeiramente dentro da minha comunidade e depois para as demais da minha região. Então é por isso que é importante esse seminário de formação de comunicadores”, disse.

O CIR tem focado na formação de comunicadores indígenas e tem como um dos principais objetivos mostrar a verdadeira realidade que acontecem dentro das comunidades e regiões. No qual na maioria das vezes as mídias mostram informações distorcidas quando se trata dos povos indígenas e com a atuação dos comunicadores tem como mostrar a real informação nas bases e também no combate às “Fake News”.

Comunicadores em ação pelo bem viver dos povos indígenas. Fotos: Ascom/CIR

Para a coordenadora do Departamento de Comunicação do CIR, Márcia Fernandes, desde que as comunidades entenderam a importância de ter comunicadores indígenas, buscam formar e fortalecer essa formação. E esse apoio cresceu desde janeiro de 2020, quando foi realizado o primeiro seminário, na comunidade Pium, região Tabaio.

“Desde o primeiro seminário vimos os grandes desafios que íamos enfrentar. De lá pra cá, o CIR buscou mais apoio com os nossos parceiros aos comunicadores de base. Devido o período de pandemia, em 2021, os mesmos passaram por uma formação virtual. E agora ver os comunicadores da Rede Wakywai chegando no segundo seminário, com uma bagagem com os trabalhos que foram executados nas suas regiões, comunidades e também no departamento de comunicação, é perceptível os avanços na comunicação indígena que é tão urgente no atual cenário que vivemos. Essa nova formação só veio para fortalecer os comunicadores e as lideranças”, destacou.

Para o coordenador do Centro Regional Willimon, Amarildo Macuxi, foi uma imensa satisfação receber o seminário e que a partir de agora a região terá mais visibilidade das produções com a formação de novos comunicadores na comunidade.

“Acolhemos essa formação de comunicadores indígenas aqui no Centro Willimon e com isso me sinto mais fortalecido. Cada vez mais as comunidades vão se organizando para mais batalhas com várias atividades culturais e também na produção. Nós que trabalhamos com a produção orgânica e sustentável não tem sido muito divulgado pela falta de comunicadores indígenas. Mas o Centro Willimon hoje se sente muito fortalecido e agradecido por comunicadores de várias regiões do Estado estarem conosco”, comentou a liderança, o evento ocorreu com o apoio das lideranças do Centro Willimom, Região Serras e FORD FUNDATION.

A organização do seminário tomou todos os cuidados sanitários na prevenção da Covid-19, como o uso de máscaras, álcool em gel e o distanciamento social.