Bases de monitoramento e vigilância das TIs Moskow e Boqueirão recebem capacitação sobre direitos indígenas e uso de equipamentos

Nos dias 15 e 17 de fevereiro, a equipe do Departamento de Gestão Territorial e Ambiental (DGTA) do Conselho Indígena de Roraima (CIR), esteve nas Terras Indígenas Moskow, região Serra da Lua, em Bonfim e em Boqueirão, região Tabaio, no município de Alto Alegre. As visitas tiveram como objetivo a capacitação de agentes que compõem o projeto da base de Monitoramento e Vigilância das duas Terras Indígenas.

A capacitação foi destinada para membros do Grupo de Proteção e Vigilância Territorial Indígena (GPVIT), Agente Territorial e Ambiental Indígena (ATAI), Operadores em Direitos e Brigadistas. O treinamento também contou com a palestra da assessoria jurídica do CIR sobre Direitos Indígenas.

No dia 15 na T.I Moskow, 21 pessoas participaram da palestra, mas somente oito foram treinados para manusear vários equipamentos de preteção territorial. como:  aplicativo Alerta Clima Indígena (ACI). Sendo, dois GPVTIs, dois Operadores em Direito, dois ATAIs e dois Brigadistas.

Já no dia 17, na T.I Boqueirão, participaram ao todo 12 pessoas. Somente 10 receberam o treinamento para manusear os itens. Foram capacitados dois ATAIS, três GPVTIS, três Operadores em Direito e dois Brigadistas.

Nas duas Terras Indígenas foram entregues os uniformes (camisa e colete) para cada agente. Além dos equipamentos que foram utilizados no treinamento.