Encontro Estadual da Medicina Tradicional

 

Medicina Tradicional tem sido usada a séculos pelas lideranças Indígenas, contudo os esforços para a multiplicação da mesmo foram ampliados devido a ineficiência do estado no combate a pandemia ou criar um programa de combate eficaz contra a covid-19 dentro das comunidades e regiões. Pensado nisso o Conselho Indígena de Roraima – CIR, com o apoio da Fundação Ford, Diocese de Roraima e Mãos Unidas, realizou na comunidade Truaru da Cabeceira, Região Murupu, Boa Vista – RR, o Primeiro Encontro Estadual da Medicina Tradicional, que reuniu mais de 80 lideranças dos povos Macuxi, Wapichana, Taurepang e representantes do povo Waraou da Venezuela que estão abrigados no abrigo Jardim Floresta em Boa Vista.
Participaram pelo CIR a secretária geral do movimento de mulheres Indígenas Maria Betânia e o Coordenador Geral do CIR Edinho Batista.
O encontro durou três dias, de 09 a 11 de Fevereiro. A Valorização da Medicina Indígena tem sido tema recorrente entre as lideranças e a pedido destes, o Conselho Indígena de Roraima com o apoio dos parceiros realiza cada vez mais ações. Segue abaixo parte dos registros do encontro que reuniu Parteiras, Tuxauas, Rezadores (as), Mestras (es) da medicina tradicional, além de jovens que procuram cada vez mais perpetuar a cultura e a tradição indígena.
Apoio: @fordfoundation @diocesederoraima @manosunidas