CIR realiza a II Ampliada Deliberativa 2021

Com o tema: “Não existe vida sem território, não existe vitória sem Luta”, ocorreu nos dias 11 a 13 de dezembro, a II Reunião Ampliada Deliberativa do Conselho Indígena de Roraima (CIR), no Centro Indígena de Formação e Cultura Raposa Serra do Sol (CIFCRSS).  O objetivo foi discutir e elaborar o planejamento estratégico das atividades do CIR, além de avaliar, debater e deliberar acerca das políticas e ações públicas que atingem os povos indígenas.

A Ampliada Deliberativa é realizada duas vezes ao ano. Nesse espaço, as mulheres também participam.  Odete Barroso da comunidade indígena Araçá, região de Amajarí e é coordenadora de mulheres na região, esteve participando dos três dias de debates, ela destacou sobre a organização nestas tomadas de decisões e estratégias dos povos indígenas. “É um dos encontros muito importante pra gente colocar as nossas ideias, começar a trabalhar.  Sempre nós trabalhamos assim e tem dado muito certo a nossa organização”, destacou a liderança do povo Taurepang.

A Ampliada Deliberativa é realizada duas vezes ao ano. Nesse espaço, as mulheres também participam.

Durantes os três dias, foram realizadas a prestação de contas parcial de 2021, dos Projetos institucionais, bens e patrimônio do CIR. Informes gerais, planejamento e decisões das assembleias regionais. Situação dos escritórios regionais, invasão dos territórios, produções. Avaliação das ações em 2021 no âmbito regional, estadual, Amazônia, nacional e internacional. Como por exemplo a II Acampamento Terra Livre (ATL/RR), COP26, ATL/Brasília. Proteção e vigilância territorial: garimpo ilegal, expansão da monocultura, hidrelétricas e termoelétricas. Repasse de informações dos departamentos do CIR e das ações pontuais. Atividades da coordenação executiva do CIR, perspectiva e decisões para 2022.

Com a participação mais uma vez da juventude nestas tomadas de decisões importante em que os povos indígenas de Roraima sobreviveram a vários ataques, enfrentando uma pandemia, o movimento indígena e as lideranças mantêm-se firmes e resistentes nas decisões.

“O mais importante dentro de tudo é que discutimos e deliberamos junto com as lideranças. A decisão de aprovar as propostas para melhoria das nossas terras indígenas e, sempre garantindo aquilo que é nossa de fato. A juventude precisa acompanhar as suas lideranças e assumir compromisso na defesa dos nossos territórios”, enfatizou o coordenador Estadual da Juventude indígena Alcebias Constantino, do povo sapará.

A Juventude indígena também participa e junto com as lideranças tomam decisões importantes.  

Na ocasião a Deputada Joenia Wapichana explicou sobre as Previsão das emendas destinadas as regiões para o ano de 2022 e investimentos feitos desde 2020. Destacou suas principais ações na defesa dos direitos dos povos indígenas e citou a grave violação de direito ocorrida na comunidade Tabatinga, T.I Raposa Serra do Sol e Pium, região do Tabaio, ao qual como parlamentar fez todos os encaminhamentos necessários nos casos.

A reunião contou com a participação das organizações indígenas de Roraima: Organização de Professores Indígenas de Roraima (OPIRR), SEDUME, HUTUKARA. Também participou a Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB) e o representante do Conselho Indigenista Missionário (CIMI).

Ao final as lideranças encaminharam as deliberações finais e atividades da coordenação executiva do CIR. Participaram 81 lideranças entre a coordenação executiva do CIR, Conselho Fiscal, Juventude, coordenadores de tuxauas e lideranças tradicionais das regiões Amajarí, Alto Cauamé, Tabaio, Murupú, Serra da Lua, Wai-Wai, Raposa, Baixo Cotingo, Serras e Surumú. Todos seguiram o protocolo e cuidados de saúde.

Fotos: ASCOM/CIR