Nota de Repúdio

O CONSELHO INDÍGENA DE RORAIMA – CIR, organização representativa de 255 comunidades dos povos Macuxi, Wapichana, Taurepang, Sapará, Patamona, Ingaricó, Wai Wai, Yekuana e Yanomami, vem a público repudiar a presença do presidente Jair Bolsonaro na Terra Indígena Raposa Serra do Sol, nesta terça-feira (26).

Sem máscara e provocando aglomeração, Bolsonaro e sua equipe estiveram no começo da tarde em uma comunidade da região Serras, compromisso que estava fora da agenda oficial. Também sobrevoaram a região do Rio Cotingo onde há vislumbre de construção de uma hidrelétrica, cujo projeto, que se arrasta há décadas, vai contra os interesses e a vida dos povos dessa região, pois sua construção pode provocar não só a destruição da comunidade Tamanduá, quanto de toda a biodiversidade e do modo de vida dos povos indígenas dessa região.

Em Brasília, o coordenador-geral do CIR, Edinho Macuxi, junto com lideranças indígenas de três regiões da TI Raposa Serra do Sol, Serras, Surumu e Raposa, se manifestaram sobre a entrada do presidente na Terra Indígena. “Repudiamos a presença do presidente. Ele não é bem-vindo na nossa terra”, destacaram.

A TI Raposa Serra do Sol é lar de 28 mil indígenas que obtiveram após 35 anos, de lutas, mortes de lideranças e conflitos, o direito legal sobre este território, de 1,7 milhão de hectares, sendo assim soberana, e constitucional, a proteção desse território.

 

Conselho indígena de Roraima, 26 de outubro de 2021.