LIDERANÇAS DA REGIÃO MURUPÚ INICIA OFICINAS PARA CONSTRUÇÕ DO REGIMENTO

Iniciou nesta quinta-feira (21) na comunidade Morcego, a I oficina para construção do regimento da região Murupú. A oficina tem como objetivo discutir assuntos pertinentes à organização social das comunidades indígenas: Serra da Moça, Serra do Truarú, Morcego, Truarú da Cabeceira e Anzol.

Temas como território, educação, saúde, juventude, mulheres, moradores, segurança, projetos e sustentabilidade, política partidária e lideranças são discutidos pelas comunidades. O coordenador da região Alexsandro Chagas, do povo wapichana, diz que é um momento marcante na região Murupú.
“Pautamos temas importantes na organização social das nossas comunidades. A oficina do regimento só vem contribuir na melhoria dos trabalhos e direcionar também o futuro das comunidades”, destacou.

Janaira Nagelo macuxi da comunidade Morcego, reforça a importância do regimento.
“É importante para nossa região, porque os itens que estamos tratando, como educação e saúde, são ferramentas importantes na luta por uma educação diferenciada, lutamos tanto e o pessoal lá de fora não entende isso, e é importante para fortalecer nossa cultura”, afirma.

O jovem Lailton André, Wapichana da comunidade indígena Serra da Moça, também participa da oficina e afirmou que a construção do regimento regional é importante. “É importante para construirmos nosso futuro, das nossas comunidades, da educação, da saúde, e principalmente da agricultura. Somos organizados e temos amparo legal para nossas comunidades”, afirmou.

Os regimentos internos ou normas, como são conhecidas, trata-se de leis indígenas, elaboradas pelas próprias comunidades cujo objetivo é fortalecer a autonomia indígena no contexto da sua organização social, política, cultural e econômica.

As oficinas seguem até nesta sexta-feira (22), serão três etapas realizadas nas comunidades da região e contam com apoio do Conselho Indígena de Roraima (CIR).

Foto e informações: Eriki Wapichana