Advogado do CIR é selecionado para bolsa Ford Global Fellowship

Foto: Jacir Souza/ Wakywai/CIR

O advogado do Conselho Indígena de Roraima (CIR), Ivo Cípio Aureliano, do povo Macuxi, foi um dos quatro brasileiros selecionados para edição 2021 do programa de fortalecimento de lideranças globais, da Fundação Ford, o Ford Global Fellowship.

A bolsa de estudo, com apoio financeiro de U$ 25 mil dólares (cerca de R$ 5.800 mensais), é oferecida por 24 meses. O programa, segundo a Ford, “visa conectar e apoiar a próxima geração de líderes de todo o mundo que estão desenvolvendo soluções inovadoras para acabar com a desigualdade”.

No Brasil, também foram selecionados a professora e jornalista Anielle Franco, irmã da vereadora Marielle Franco, assassinada em 2018, a curadora de arte Diane Lima, e o geógrafo Henrique Silveira. Ao todo, foram 48 bolsistas contemplados no mundo todo.

Ivo Macuxi, como é conhecido, se formou em Direito aos 28 anos e desde 2018 integra o Departamento Jurídico do CIR. Há dez anos, ele atua junto a indígenas que vivem em contexto urbano na capital Boa Vista. Tem especialização em direito público, é membro da comissão de Defesa dos Direitos Humanos do Conselho Federal e presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Indígenas da OAB de Roraima.

“Ter sido selecionado para essa bolsa é um reconhecimento muito importante não só do meu trabalho, mas da defesa dos direitos indígenas em todas as instâncias, tanto no Brasil quanto fora”, disse ele.

Ao lado de Eloy Terena e Samara Pataxó, Ivo foi um dos quatro advogados indígenas a fazer sustentação oral na votação da tese do Marco Temporal em setembro, no Supremo Tribunal Federal (STF).

Em outubro, ele também falou na 48ª Sessão do Conselho de Direitos Humanos da ONU, onde destacou a ameaça que a tese representa para os povos indígenas do Brasil.

“Os povos indígenas têm o direito de controlar suas terras e viver livres de exploração”, defende Ivo.

A seleção Global Fellows foi lançada em 2020 e terá nos próximos 10 anos um investimento global de US $ 50 milhões para apoiar 240 bolsistas. Criada há mais de 80 anos, a Fundação Ford é uma das instituições sem fins lucrativos mais prestigiadas do mundo, tendo apoiado líderes como Kofi Annan, ex-secretário da ONU, e Condolezza Rice, ex-secretária de estado dos EUA.