Nota de Apoio

O CONSELHO INDÍGENA DE RORAIMA – CIR, organização representativa de 255 comunidades dos povos Macuxi, Wapichana, Taurepang, Sapará, Patamona, Ingaricó, Wai Wai, Yekuana e Yanomami, vem a público declarar apoio e solidariedade ao Povo Yanomami pela perca de duas crianças da Comunidade Makuxi Yano, na tarde do dia 12 de outubro na T.I Yanomami.

Em nota a Hutukara Associação Yanomami afirma que as crianças, uma de 05 e outra de 07 anos, foram tragadas por balsas de garimpeiros enquanto estavam brincando a beira do rio. Reforçamos também o pedido da associação para a retirada imediata dos garimpeiros das proximidades das comunidades, pois a morte de crianças não deveria ser algo recorrente, haja vista que outras duas crianças já foram mortas, estas em Palimiú também na T.I Yanomami, decorrente do conflito gerado pelos invasores que tragam a terra e agora a vida de crianças.

É notório que os órgãos ao invés de manifestar repúdio se põem calados, enquanto crianças são arrancadas de suas famílias de forma brutal.

Mais uma vez o CIR presta apoio e solidariedade ao Povo Yanomami, por esta perca irreparável e tão dolorosa, que não deve ser tratada de forma branda, exigimos respostas, bem como justiça.

Conselho Indígena de Roraima, 14 de outubro de 2021.