II Acampamento Terra Livre em Roraima reúne mil pessoas

Foto: Aldenir Cadete Wapichana

Começou nesta terça-feira (24), o ll Acampamento Terra Livre (ATL) em Roraima com o tema “Luta Pela Vida”.  A mobilização ocorre nas comunidades Sabiá (BR-174) e Jabuti (BR-401). O ato é organizado pelo Movimento Indígena de Roraima e reúne mil pessoas nos dois locais. 

O objetivo é refletir sobre os direitos constitucionais já conquistados, e unir forças diante de tantas ameaças, como a votação da tese do Marco Temporal no caso Xokleng, prevista para ocorrer no Supremo Tribunal Federal (STF) nessa quarta-feira (25) em Brasília.

Além disso, os povos também denunciam os projetos anti-indígenas em trâmite no Congresso Nacional e o agravamento das violências contra os povos originários dentro e fora dos territórios tradicionais.

Foto: Jacir Filho/Rede Wakywai

 


Uma das lideranças tradicionais que participa da mobilização destacou a importância do II ATL Luta Pela Vida.

“Estamos aqui nessa mobilização da população indígena em prol da luta pela vida e pelos nossos direitos que estão sendo violados pelo Congresso Nacional, pelo Governo Federal. Então estamos aqui na defesa da nossa vida, esse é nosso objetivo. Mostrar que nós não vamos nos amedrontar com tudo que está acontecendo”, destacou a liderança.

 

Foto: Rede Wakywai



O Acampamento Terra Livre é uma mobilização nacional, realizada anualmente desde 2004 pelo Movimento Indígena Nacional, que discute a situação atual dos povos indígenas, propõe soluções para enfrentamento de problemas comuns,  e busca articular a proteção dos direitos estabelecidos na constituição de 1988. 

Foto: Jacir Filho/Rede Wakywai

 

Foto: Jacir Filho/Rede Wakywai

 

Foto: Nailson Wapichana/Rede Wakywai
Foto: Nailson Wapichana/Rede Wakywai


*A foto que abre a matéria é de Aldenir Cadete Wapichana.