Campanha Emergenial CIR: Incentivo a Medicina Tradicional de comunidades das Regiões Tabaio e Serra da Lua

O Conselho Indígena de Roraima (CIR) entre os dias 04 e 05 de julho esteve realizando a entrega de materiais para incentivo a Medicina Tradicional, nas comunidade Anta 1 e Anta 2 da região Tabaio, e na comunidade indígena Canauanim, Região Serra Lua.
Entre os artigos estavam fogões e insumos que auxiliam na confecção da medicina, e um forno voltado a panificação.
A secretária do Movimento de Mulheres Indígenas Maria Betânia esteve realizando a entrega no dia 04, junto a Equipe Emergencial do CIR, na comunidade anta 1 e 2.
Segundo Rosângela Raposo Batista coordenadora da Med. Tradicional da Comunidade Anta 2, os matérias são importantes pois vão auxiliar muito a comunidade tanto a sua quanto as vizinhas que solicitam medicamentos. “A medicina tradicional tem ajudado muito durante a pandemia pois nosso posto de saúde não recebe o suficiente, agradecemos ao CIR e parceiros, a equipe que realizou a entrega, pois só nos fortalecem cada vez mais.” disse Rosângela.
Comunidade Anta 2, R. Tabaio
Lista do material entregue na comunidade Anta 2:
1 caixa de óleo, 1 fardo de açúcar, 5 litros de mel de abelha, 5 caixas de vela, 10 barras de cera de abelha, 100 frascos para xarope, 100 frascos para pomada, 1 kits de panelas.
 
Sandriele Barbosa do povo Macuxi, coordenadora local da medicina da comunidade Anta 1, também agradeceu e falou importância da valorização das atividades.
“Venho agradecer a chegada deste material, pois é muito importante tudo que estamos recebendo, estava em falta e nossa produção deu uma diminuída por conta disto, mas agora vamos produzir muitos mais, e temos um medicamento de qualidade e sabemos bem disso.”
Foram recebidos pela coordenadora:
1 fogão Industrial, 1 botija de gás, 2 tigelas, 1 garrafa térmica, 1 caixa de óleo, 1 fardo de açúcar, 5 litros de mel de abelha, 5 caixas de vela, 10 barras de cera de abelha, 100 frascos para xarope, 100 frascos para pomadas.
O incentivo a medicina da região conta com o apoio da AVAAZ.
Comunidade Anta 1
 
“Valorizaremos cada vez mais o trabalho da medicina tradicional, é essencial para o combate a essa doença (covid-19), e dizer que tudo foi escolhido com muito carinho para chegar até todos, sei que não são apenas mulheres que atuam na confecção dos medicamentos, são jovens e lideranças tradicionais.” Destacou Betânia.
 
 
No dia 05 foram feitas as entregas na região Serra da da Lua Canaunanim , foram recebidos pela comunidade 1 fogão, e os insumos para produção de medicina tradicional como: mel, vela, cera, óleo, açúcar, panelas, frascos para xarope e pomadas, foram os matérias doados pela equipe Emergencial com o apoio da AVAAZ.
Comunidade Indígena Canauanin, R. Serra da Lua
A comunidade também recebeu 1 Forno Industrial que fortalecera a iniciativa de produção de Pão, uma das demandas da coordenadora regional das mulheres Rosa Maria Cadete. A entrega foi realizada por Maria Betânia, o coordenador geral do CIR Edinho batista também esteve presente durante a solenidade.
Pelo núcleo da juventude foram deixados ao projeto de galinheiro da juventude local, 3 sacos de milho, 2 sacos de xerém e suplementos para as atividades. O Plano de Gestão Territorial e Ambiental (PGTA) da região também recebeu fortalecimento e agora conta com, 1 Notebook, 1 Datashow e uma impressora, recebidos pelo primeiro Tuxaua Patrício Cadete e seu segundo Aldecir Solon, e contam com o apoio do ICS.