Projeção homenageia lideranças Indígenas em Roraima

No dia internacional dos povos indígenas, projeção homenageou lideranças indígenas de Roraima. O evento foi realizado no último dia 09 de agosto, no Mirante do Parque Anauá em Boa Vista, pelas produtoras independentes de Roraima ‘Resistir Produções, Conexão Puxirum’ e demais colaboradores.

As projeções foram em homenagem a Deputada Joenia Wapichana,  Advogado Indígena, Ivo Cípio,  Secretária Geral do Movimento de Mulheres Indígenas do Conselho Indígena de Roraima (CIR), Maria Betânia, ao vice coordenador da Associação Hutukara, Dário Yanomami, entre outros, que atuam e articulam na resistência dos povos no estado. Também foram feitas denúncias contra o garimpo, além de solidariedade aos familiares das lideranças que faleceram, vítimas da Covid-19, como Vovó Bernaldina, Professor Fausto Mandulão, e Professor Marcos Braga, entre outros tantos que deixaram sua marca no movimento indígena.

       

  

 “Nós não matamos ninguém, mas por nossa terra morremos, pois está na nossa veia, no nosso sangue. O sangue indígena está lutando não só por nós, mas por todo mundo, pois preservamos e cuidamos da nossa natureza, não só para nós. E enquanto povos indígenas, somos resistentes, pelas lutas que travamos, em defesa dos nossos direitos, em defesa da mãe terra, para nossas futuras gerações”, destacou  Maria Betânia que esteve participando  do evento.

     

Emannuel Wapichana de 10 anos, multiartista, também foi um dos homenageados, ele atua como contador de histórias e é um ferrenho defensor do movimento indígena. Em seu discurso, mencionou a poluição e a destruição dos territórios. “Estão roubando nossas terras, a nossa cultura, nossa vivência indígena, matando nossos igarapés.”

 

Os presentes na solenidade foram agraciados com fotos de fotógrafos Indígenas e não indígenas que acompanham o movimento, além de ouvirem parte dos discursos do Levante Pela Terra Roraima, realizado na Comunidade Indígena Sabia, em  junho desde ano, e puderam conhecer um pouco sobre a luta dos povos indígenas através do discurso de  Maria Betânia.

(fotos: Caique Souza / AsCom – CIR)