Denúncia: Comunidade Indígena sofre com despejo de Agrotóxicos

A comunidade indígena Morcego, Região Murupu, Terra Indígena Serra da Moça, por meio das lideranças entregaram a denuncia ao Ministério Publico Federal e IBAMA pedindo providências quanto ao despejo de agrotóxicos por aviões sobre a comunidade.

No documento com data de 11 de agosto, recebido pelo Procurador do MPF Alisson Marugal, lideranças afirmam que os moradores da comunidade já sofrem com as consequências e estão preocupados com a saúde da população da comunidade, pois vários moradores apresentaram irritação na pele e falta de ar.

A comunidade indígena Morcego, Região Murupu, Terra Indígena Serra da Moça, por meio das lideranças entregaram a denuncia ao Ministério Publico Federal e IBAMA pedindo providências quanto ao despejo de agrotóxicos por aviões sobre a comunidade, no documento datada do dia 11 de agosto ao Procurador do MPF Alisson Marugal, lideranças afirmam que os moradores da comunidade já sofrem com as consequências e estão preocupados com a saúde da população da comunidade, pois vários moradores apresentaram irritação na pele e falta de ar.

 

Gravações de vídeo feitos pelos moradores corroboram a denuncia da comunidade onde é possível ver aviões sobrevoando as casas durante o despejo.

A Terra Indígena Serra da Moça é cercada por fazendas de soja fato que implica na grave situação da saúde e segurança de suas comunidades, o que não justifica o despejo de agrotóxicos em suas casas e ou em seu território de produção e preservação.

O Conselho Indígena de Roraima está acompanhando o caso por meio de sua Assessoria Jurídica, e cobrando as autoridades competentes uma ação urgente em relação a situação, reafirmando o compromisso na defesa do bem estar das comunidades indígenas.