Dia Internacional dos Povos Indígenas – DECIDIMOS NÃO MORRER!

Foto: Jacir  Souza/ Rede Wakywai

Dia 9 de agosto  celebra a resistência dos povos indígenas, no Brasil e no Mundo. Também é um dia que nós povos originários manifestamos contra os retrocessos dos direitos e dos desmontes das políticas públicas, principalmente nesse atual governo. Infelizmente por causa da omissão do governo Brasileiro no combate a pandemia da covid 19, de acordo com os dados da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) 1.116, indígenas no Brasil perderam suas vidas por causa desse vírus.

Nós povos indígenas do Brasil, mais de 305 povos, falantes de 274 línguas diferentes, sofremos dia a dia ataques as nossas Terras, destruição de nossas florestas, perseguição as nossas lideranças e morte de nossos jovens, como o recente assassinato brutal da Jovem Daiane Kaingang, 14 anos, Terra Indígena Guarita, Rio Grande do Sul.

Não temos muito o que comemorar nesse atual cenário, com esse Governo que nos elegeu como um de seus alvos prioritários, dizendo que não demarcaria um centímetro a mais de terras indígenas, e que todas as demarcações de terras feitas até agora teriam sido forjadas e, portanto, deveriam ser revistas.

Mesmo diante dos ataques, resistimos através nossos costumes, línguas e tradições.

“A nossa cultura é uma grande riqueza que nós temos. Quando falamos as nossas líguas, cantos, danças tradicionais, pinturas, flechas e tudo aquilo que nós temos, é riqueza e que de fato, seja valorizado, zelado que isso realmente esteja sendo vivido por todos os povos aqui em Roraima e no Brasil.  Para que a gente possa cada vez garantir esse sangue de Macuxi Wapichana, Ingarikó, Taurepang, Patamona, Y’ekuna Wai Wai, Sapará, Yanomami, Waimiri-atroari. Independentemente da nossa formação e ser um advogado, médico nunca vamos deixar de ser o que nós somos, indígena povo nativo desse País chamado Brasil, destacou o coordenador geral do CIR, Edinho Batista.

É o que reforça Valterlina de Souza Pinto, do povo macuxi, coordenadora regional das mulheres da região Alto Cauamé. “O dia internacional dos povos indígenas que é uma data muito importante pois lembramos todas as nossas conquistas, mas também dos retrocessos, que estão acontecendo nesses últimos tempos. Mas isso não é motivo de desistir dos nossos movimentos e sim procurar caminhos para nos fortalecer. Sempre buscar o bem maior para o nosso povo, de mulheres, homens jovens e crianças em relação a tudo, à saúde, educação e principalmente aos nossos territórios”.