CIR realiza entrega de materiais didáticos na comunidade indígena Mangueira, Região Amajari para fortalecer a língua tradicional

Em apoio ao Projeto Uyeserukon, que significa Nossos Costumes, o Conselho Indígena de Roraima (CIR) entregou no dia 30 de julho, na comunidade indígena Mangueira, região de Amajarí, de um Noteebook, um computador de mesa, impressora, câmera fotográfica e materiais didáticos como cadernos e lousa. A entrega dos equipamentos é um reforço para as atividades da equipe que trabalha na comunidade e procura valorizar a língua tradicional indígena Taurepang e macuxi.
 
O professor Elton Tenente, é professor na comunidade e, enfatizou a importância da valorização da língua materna. “É um sonho que se realiza. O projeto vai se transformando. Estarei dando todo meu apoio, eu e minha família, pois trabalhar a língua indígena das mais diversas formas será muito importante para nossa região, e para mostrar a todas as outras, parabenizar o CIR, que confiou e acreditou assim como os que estão trabalhando no projeto. Vamos estar juntos. E como prova deste sonho que se realiza, é eu poder ver meus filhos crescendo, vendo e no meio da formação de lideranças, era isso que eu queria.” disse Elton, do povo Taurepang.
Estiveram presentes realizando a entrega a Secretária Geral do Movimento de mulheres Indígenas de Roraima, Maria Betânia, vice coordenador do CIR, Enock Taurepang, e Raquel Viana do Núcleo da Juventude Indígena. Os equipamentos foram recebidos pelo Coordenador Regional de Amajarí, Avelino Duarte, Ezequiel Trajano, Naiome Maria, Elton Tenente e Odete Barroso e os demais participantes do projeto.
Lista completa dos equipamentos:
 
01 – Computador de mesa; 01 – impressora; 01 – Máquina Fotográfica; 01 – Notebook; 01 – Unidade de Pen drive; 10 – Resmas de Papel A4; 05 – Caixas de Azul e Preta; 10 – Caixas de Lápis Preto; 10 – Caixas de Cor; 10 – Unidades de Cola Branca; 10 – Unidades de Estilete; 10 – Unidade de Caderno Grande; 05 – Caixas de Borracha; 20 – Unidades de Pistola de Cola Quente; 10 – Unidades de EVA; 05 – Rolos de TNT; 20 – Unidades de Bastão de Cola quente; 10 – Unidades de Barbante; 30 – Réguas; 30 – Tesouras; 01 – Quadro Branco; 20 – Unidades de Pincel p/ Quadro Branco; 05 – Unidades de Apagador de Quadro Branco; 10 – Unidades de Hidrocor Grande; 10 – Unidade de Pincel Permanente; 05 – Unidades de Grampeador; 05 – Caixas de Grampo; 05 – Caixas de clip; 10 – Unidades de Pasta Aba Plástica; 10 – Unidades de Pastas de Plástico; 100 litros de Gasolina Comum.
Coordenador da Med. Tradicional Adevaldo assina termo de recebimento de materiais
No mesmo dia, Maria Betânia também fez a entrega na comunidade indígena Araçá, de 1 fogão e 1 botija de gás ao coordenador da medicina tradicional, Adevaldo Padilha, que irá auxiliar na confecção de medicamentos tradicionais para as comunidades indígenas da região. A iniciativa de apoio aos projetos vem por meio do Fundo Pawanka e ICS que auxiliam as comunidades indígenas na criação de projetos que visam a preservação da língua indígena, cultura e tradição