NOTA DE REPÚDIO

O CONSELHO INDÍGENA DE RORAIMA – CIR, em nome das 255 comunidades indígenas que compõe sua base, das regiões Serras, Surumú, Baixo Cotingo, Raposa, Serra da Lua, Wai Wai, Murupú, Amajari, Alto Cauamé, Tabaio e Amajarí, vem manifestar absoluto REPÚDIO em relação ao desvio das vacinas contra a Covid-19, destinadas às comunidades da Terra Indígena Yanomami e que foram vendidas a garimpeiros em troca de ouro por alguns servidores do Distrito Leste Yanomami, da SESAI, de acordo com denúncias do Conselho Distrital de Saúde Yanomami e Ye’kuana (Condisi YY).

Pedimos aos órgãos competentes, em especial o Ministério Público Federal (MPF), a Polícia Federal (PF), a Secretaria Especial de Saúde Indígena e a Coordenação Distrital de Saúde Indígena Yanomami, agilidade nas apurações para que os culpados sejam exonerados imediatamente e punidos, para que casos como esse não volte a se repetir.

Ressaltamos também que o CIR não medirá esforços para acompanhar o caso e exigir que os envolvidos sejam responsabilizados pelas autoridades incumbidas.

Por fim, reforçamos o apoio às lideranças nas diversas denúncias em relação a situação na TI Yanomami, causado pelos invasores.

Conselho Indígena De Roraima, Boa Vista-RR, 31 de julho de 2021.