Nota de Repúdio as declarações do Deputado Federal Hiran Gonçalves (PP/RR) na CCJC contra os povos indígenas de Roraima

Nota de Repúdio as declarações do Deputado Federal Hiran Gonçalves (PP/RR) na CCJC contra os povos indígenas de Roraima

CONSELHO INDÍGENA DE RORAIMA – CIR, organização dos povos originários Macuxi, Wapichana, Patamona, Ingarikó, Wai Wai, Sapará, Yekuana, Taurepang, Yanomomi, representante de 255 comunidades, vem manifestar total repugnância as declarações do Deputado Federal Hiran Manoel Gonçalves da Silva (PP/RR), na Comissão de Constituição de Justiça e Cidadania – CCJC, que analisava o PL 490/2007, no dia 23 de junho de 2021, ao declarar que, “os povos indígenas são empecilhos para o desenvolvimento do Estado de Roraima”, e citou ainda a demarcação das terras indígenas São Marcos, Yanomami e Raposa Serra do Sol como as principais entraves para o desenvolvimento do estado.

As declarações do Deputado apenas reforçam o preconceito e alimenta o ódio contra os povos indígenas que vêm sendo praticado há séculos. Mas não nos causam surpresa esses discursos vindo de um deputado que segue a ideologia Bolsonarista, a qual ignora a diversidade cultural do Brasil e insiste em um único desenvolvimento.

Os defensores do PL 490/2007 se utilizam dos caminhos do processo legislativo da democracia para consolidar as práticas coloniais, como a exploração predatória, invasão das terras indígenas, garimpo ilegal e mineração e outras violências. Ouvimos falas absurdas de deputados contra os direitos indígenas, para atender seus próprios interesses e de seus apoiadores de campanha, como é o caso de grandes mineradoras e de setores do agronegócio.

Por fim, adiantamos que Não são discursos afrontosos que calarão a nossa voz indígena. Estamos vigilantes e atentos as ameaças aos nossos direitos e aos territórios indígenas.

A Luta Continua!

Boa Vista, 24 de Junho de 2021