Nota Circular Movimento Indígena de Roraima

Estamos aqui de rosto pintados, com nossas danças tradicionais, faixas de protesto e muita resistência, somos o Povo indígena de Roraima, estamos na BR 174, próxima a comunidade indígena Sabiá, Terra Indígena São Marcos.

Nos manifestamos contra o Projeto de Lei 490/2007, que estava previsto para ser julgado hoje, 22, na Comissão de Constituição de Justiça e Cidadania (CCJC) e que entrará em pauta manhã, 23.

Na oportunidade REPUDIAMOS, mais um ataque as delegações indígenas em Brasília, que de forma pacífica também protestavam contra o PL 490. Projeto de Lei que abre as terras indígenas para exploração de grandes empreendimentos.

Questionamos o por que de tanta violência ao movimento Levante pela Terra, se os mesmos seguiam em uma mobilização pacífica. O ataque de hoje (22) veio a ferir muitos parentes, sendo um deles o Coordenador Estadual da juventude indígena de Roraima, Alcebias Constantino, do povo Sapará.

Reafirmamos que o Movimento Indígena de Roraima ganha mais força. Mesmo com a constante intimidação interna e externa.

Aos parentes que foram atingidos, enviamos a força dos nossos ancestrais.

Mediante ao ocorrido, o Movimento Indígena de Roraima, decide manter o bloqueio amanhã (23), das 06:00 às 18:00, e caso venham acontecer novos ataques, a interdição ficará de forma permanente, até uma posição respeitosa aos povos indígenas.large bounce house

Assim, seguimos, firmes e fortes por nossos parentes que sofreram e sofrem em defesa de nossos direitos constitucionais.

Nota M I R

Movimento Indígena de Roraima, 22 de junho, 2021