Nota de Repúdio

O Conselho Indígena de Roraima- CIR, há 50 anos em defesa dos povos indígenas Wapichana, Macuxi, Taurepang, Sapará, Wai Wai, Patamona, Ingaricó, Yanomami, Yekuana e Piriti, REPUDIA os ataques ao Movimento Levante pela Terra, ontem (16) em frente à sede da Fundação Nacional do Índio – FUNAI, em Brasília, com aproximadamente 800 lideranças indígenas do Brasil, em protesto para reivindicar os seus direitos, que foi rechaçado com tiros e bombas, disparadas a esmo. Enquanto isso recebem de braços abertos madeireiros, grileiros, entre outros tantos que degradam e destroem a floresta que tentamos proteger, e pregam a ideia de sermos o atraso deste país. Quando todo os oito milhões e quinhentos e dezesseis mil metros quadrados desta terra possuem marca de luta e resistência indígena procurando uma vivência em paz.

Diante da política de silenciamento, obscuridade, ócio e do risco de um iminente genocídio dos povos indígenas do Brasil, com os Projetos de Lei que culminam na destruição de florestas, culturas e tradições.

É evidente que atacar um povo que vive em resistência pacífica jamais será a solução. Sendo assim Tomemos nossos arcos, flechas, cocares, celulares, câmeras, cantos e discursos. Continuaremos em Brasília, eles nos ouvem certamente, e por isso o temor de não deixarem entrarmos em suas “sedes”.

O spray de pimenta e as bombas de efeito moral nos dão força. Não irão nos calar. A Mãe terra há de vibrar. O solo sente nossa presença e este sabe quem somos. O ataque de ontem é uma clara imagem do estado que segue contrário aos povos indígenas.

Na oportunidade, O Conselho Indígena de Roraima, reforça apoio às delegações atacadas em Brasília, entre elas lideranças de Roraima que seguem na luta por nenhum direito a menos.

Não irão nos parar, não irão nos calar!

Povo unido jamais será vencido!

A luta continua, unidos venceremos!

Conselho Indígena de Roraima, 17 de junho 2021.