#VacinaParente: série de podcasts em seis línguas indígenas alerta sobre a importância de se imunizar contra a Covid-19

O Conselho Indígena de Roraima (CIR) em parceria com AVAAZ e o Programa de Valorização de Línguas e Culturas Indígenas de Roraima (PVLCIR) produziu uma série de podcasts (áudios) sobre a importância de se tomar a vacina contra a Covid-19. Os episódios foram gravados nas línguas Wapichana, Macuxi. Taurepang, Yanomami, Ye’kuana e Wai Wai e tem como objetivo levar informação segura às comunidades.

Os seis podcasts foram gravados pelos indígenas Enio Mayanawa do povo Yanomami, Isabel Alves Taurepang, Joice Wapichana, Rosilda Macuxi, Edimilson Magalhães, do povo Ye’Kuana e Elesvaldo Wai Wai.

As gravações estão disponíveis no canal do CIR no Youtube e estão sendo compartilhadas diretamente com as comunidades indígenas.

“Desde o início da pandemia, o CIR tem buscado levar informações aos parentes, explicando de acordo com os especialistas o que é a doença, quais cuidados devemos seguir, e agora da necessidade de se tomar a vacina. Sabemos que tem parentes que não falam a língua portuguesa, e também estamos preocupados em informá-los”., explicou Márcia Fernandes, coordenadora de comunicação do CIR.

A professora Ananda Machado, que desde 2009 coordena o PVLCRR na Universidade Federal de Roraima (UFRR), destacou a importância da série de podcasts para colaborar com a valorização das línguas indígenas dos povos da região, bem como da necessidade de manter os cuidados contra a Covid-19.

“Continuamos falando nas línguas indígenas da importância que é se vacinar para criar essa camada a mais de proteção, mas mesmo vacinados com todas as doses, ainda assim não podemos nos aglomerar, precisamos usar máscaras, lavar as mãos, e assim evitar que mais mortes aconteçam”, disse.