Seminário aborda enfrentamento à violência contra mulheres em comunidade da Região Baixo Cotingo

A violência contra as mulheres tem sido um tema bastante discutido entre as lideranças tradicionais com o intuito de contribuir para o enfrentamento de todas as formas de abuso. Diante disto, no dia 23 de maio, foi realizado no Centro Tesu do Gavião, região baixo Cotingo, o 1º Seminário de Enfrentamento à Violência Contra Mulheres e Jovens Indígenas, com o tema: “Nós somos a Vida e a Resistência, não à Violência.”

Maria Betânia, conversa com os presentes no seminário

Estiveram presentes cerca de 60 pessoas, entre lideranças, mulheres, homens e jovens das cinco comunidades que fazem parte do Centro Tesu do Gaviãoo. Participaram do seminário, representando o Conselho Indígena de Roraima (CIR), a Secretária do Movimento de Mulheres Indígenas Maria Betânia, Iterniza Pereira, psicóloga indígena, e Júnior Nicácio, assessor jurídico do CIR.

Junior Nicacio Assessor Jurídico do CIR, esclareceu algumas duvidas levantadas pela comunidade durante o seminário

Nelia Lima Batista, do povo Macuxi, é coordenadora local das mulheres. Ela participou da oficina e destacou a importância de se tratar sobre o tema junto às comunidades.

“O objetivo do seminário foi alcançado, pelo jovens que estão presentes, queríamos levar esta consciência sobre o tema, com o apoio do CIR, pois precisamos entender a parte jurídica, e claro a psicológica também. A violência que vem ocorrendo dentro da comunidade muita vezes não tem o conhecimento de quais são os tipos, e todos estão levando  este conhecimento por onde forem.”

Uma das participante durante atividade

Durante o seminário, a psicóloga Iterniza em palestra abordou os tipos de violência que existem destacando que além da física existem a psicológica que afeta tanto mulheres, quanto jovens, e esclareceu também duvidas sobre a violência moral e sexual.

Iterniza Pereira Psicóloga Macuxi, durante o seminário

Ela também realizou uma atividade com os presentes na qual pediu que escolhessem uma frase com a qual que se identificavam e destacou:

“O objetivo aqui é repassar informações para combater a violência contra as mulheres, falar sobre os mitos e assim dar a todos coragem para denunciar.”

“Estamos aqui com a equipe do CIR, para sanar duvidas. Esse momento é para essa finalidade, sempre buscando o diálogo com nossas lideranças tradicionais”, disse Maria Betânia Macuxi.

Em conversa com os presentes, Betânia destacou também a importância das coordenações locais de mulheres que viabilizam atividades como esta dentro das comunidades por entenderem que a suas regiões necessitam desta agenda informativa. A atividade foi realizada com todos  os cuidados sendo usados as mascaras e álcool em gel 70%.

Foto de encerramento da atividade, Centro Tesu do Gavião, Região Baixo cotingo