Nota de repúdio à escalada de violência na Terra Yanomami

O Conselho Indígena de Roraima (CIR), que representa 255 comunidades e tem como missão a defesa dos direitos dos povos indígenas, vem a público manifestar repúdio à escalada de violência e ataques contra o povo Yanomami.

Há anos, os parentes Yanomami são massacrados, têm seus direitos violados e desrespeitados por essa atividade ilegal que é o garimpo. As lideranças indígenas e a Hutukara Associação Yanomami (HAY) já fizeram inúmeras denúncias de violências, invasões e de casos de malária e Covid-19 que se alastram na terra indígena em decorrência do garimpo ilegal.

Frente a tudo isso, o CIR manifesta total apoio à comunidade Palimiú que tem assistido à invasão de seu território e ao protegê-lo foi atacada com armas de fogo por garimpeiros. Exigimos proteção à população indígena, especialmente ao povo Yanomami nesse momento de violência que sofrem as comunidades.

É necessário que o Supremo Tribunal Federal (STF) determine a retirada imediata dos invasores da TI Yanomami e que obrigue a União a criar um plano URGENTE de proteção e combate ao garimpo ilegal nas TIs.

Diante da falta de ação do poder público de adotar medidas efetivas, vimos que a atividade garimpeira nas terras indígenas atingiu índices alarmantes a ponto de os defensores não temerem divulgar e defender seus crimes, e de ainda impedir o estado de combater a ilegalidade.

As instituições não podem ficar inertes diante das graves ameaças e as violências cometidas nas TIs causadas pelo garimpo. A União não pode se omitir de cumprir sua competência constitucional de proteger e fazer respeitar todos os bens dos povos indígenas, conforme obriga a nossa Carta Maior, a Constituição Federal de 1988.

Boa Vista – RR, 12 de maio de 2021

CONSELHO INDÍGENA DE RORAIMA