CIR 50 anos: animação relembra o início do movimento indígena em Roraima

Para abrir as celebrações do aniversário da primeira Assembleia de Tuxauas (lideranças) que deu origem, em 1971, ao movimento do Conselho Indígena de Roraima (CIR), a organização lança a animação “CIR 50 anos”. Com 3 minutos de duração, o vídeo é narrado pela jovem comunicadora Niciele Raposo, do povo  Macuxi. 

A animação relembra o contexto de invasão que as comunidades enfrentavam nos anos 1970 e destaca datas importantes para o movimento indígena de Roraima, como a decisão do “Vai ou Racha”, que ocorreu em 26 de abril de 1977, e as conquistas alcançadas nas últimas cinco décadas. Uma delas foi a luta de 30 anos pela demarcação em área contínua da Terra Indígena Raposa Serra do Sol, onde hoje vivem mais de 26 mil indígenas dos povos Macuxi, Wapichana, Ingarikó, Taurepang e Patamona.

Para o coordenador do CIR, Edinho Batista, do povo Macuxi, este é um momento de homenagear e refletir sobre as lutas e conquistas do movimento indígena. “Falar dos 50 anos do CIR é falar de uma grande responsabilidade, de uma grande missão que as lideranças indígenas de Roraima tiveram de fazer  frente, de lutar com resistência e coragem em defesa dos direitos do seu povo”, disse Edinho.

A produção do vídeo teve apoio do Projeto Bem Viver (CIR/IEB/NCI) e do Coletivo 105. A animação está disponível no canal do CIR no Youtube. Clique aqui para assistir. E aqui, para legendas em inglês.

 https://cir.org.br / Instagram /  Facebook 

Informações para a imprensa: CIR – Márcia Fernandes, comunicacao@cir.org.br, (95) 98400-8305