CIR entrega kit de casa de farinha da comunidade Laje

O Conselho Indígena de Roraima (CIR) por meio da secretária geral do movimento de mulheres indígenas, Maria Betânia Macuxi, entregou no último sábado (10) para a comunidade Laje, terra indígena Tabalascada, região Serra da Lua, kit para instalação da casa de farinha.

Ivete Malaquias, do povo Wapichana, foi uma das lideranças da comunidade Laje que estiveram presentes na entrega do material. Ela ressaltou que desde 2018 a comunidade vem planejando a instalação da casa de farinha. “Ter esse apoio do CIR e os parceiros é muito importante para a nossa produção de farinha e de outros derivados, só vai nos fortalecer”. 

Além do kit para a casa de farinha, os moradores da comunidade receberam materiais informativos sobre à Covid-19.

“Estamos aqui para fortalecer o empenho das produções dentro dos nossos territórios”, destacou a  secretaria Maria Betânia.  A ação faz parte implementação do Plano de Gestão Territorial (PGTA) que o CIR vem fortalecendo ao longo dos anos com o objetivo de consolidar o bem viver sustentável dos povos indígenas de Roraima.

O kit de farinha contém um forno, um motor e uma bola de catitu (de ralar a mandioca). A ação teve apoio do ICS. O coordenador do CIR Edinho Batista também acompanhou a entrega que respeitou os protocolos de prevenção à COVID-19, como uso de máscara pelos presentes e a realização da entrega em ambiente aberto.