NOTA DE REPÚDIO CONTRA O REMANEJAMENTO DE VACINAS DESTINADAS AOS POVOS INDÍGENAS DE RORAIMA

O Conselho Indígena de Roraima (CIR), representante dos povos Wapichana, Macuxi, Ingarikó, Sapará, Wai Wai, Taurepang, Yanomami e Yekuana, de 255 comunidades indígenas, vem a público REPUDIAR a resolução nº 011/2021 do Conselho Municipal de Saúde de Boa Vista publicada no dia 05 de abril no diário oficial do município onde recomenda que, “As vacinas para Covid-19 disponibilizadas e ainda em estoque para os povos indígenas sejam remanejadas para a população urbana da capital de Boa Vista, por razões de recusa dos indígenas de serem imunizados devidos suas crenças e costumes”.

A justificativa é criminosa e absurda, desconsiderando o direito fundamental dos povos indígenas à saúde, ignorando o contexto histórico ao quais centenas de indígenas foram exterminadas por pandemias. A atuação do poder público, principalmente dos órgãos de saúde, para atender as comunidades indígenas nesse período de pandemia continua sendo frágil e ineficiente.

Reafirmamos que não aceitamos que nossas comunidades sejam sacrificadas, e nossos parentes continuem morrendo nos hospitais pela falta de empenho do Governador de Roraima, aliado do presidente da República, que não se empenhou na compra de vacina e que ignora a ciência.

O Conselho Municipal de Saúde desconhece a realidade de nossas comunidades e não aceitamos que as vacinas destinadas aos povos indígenas sejam remanejadas. Queremos sim, que as vacinas chequem às nossas comunidades o mais rápido possível.

Boa Vista, RR 09 de abril, de 2021