CIR em parceria com UNICEF realiza entrega de Kits educacionais a crianças Warao.

O Conselho Indígena de Roraima (CIR) em parceria com a Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) através do Projeto Super Panas realizou a entrega de kits educacionais a crianças adolescentes do abrigo Janokoida em dia 24 de Março, também foram entregues materiais aos profissionais que atuam no abrigo em Pacaraima, ao todo foram 110 kits para as crianças, e 16 a equipe de profissionais.
Estiveram presentes na entrega a coordenadora do projeto Sineia do Vale, Maria Betânia secretária geral do movimento de mulheres indígenas de Roraima, Tomás Tancredi Chefe de proteção a criança do UNICEF, Edinho Batista Coordenador geral do CIR além da equipe que auxilia os residentes do abrigo.

Equipe de profissionais, durante a entrega

Durante a entrega, a coordenadora do Projeto Sineia do Vale, enfatizou a importância do trabalho integrado entre o CIR e a UNICEF com povo o Warao, residente do abrigo. Segundo ela o Kit educacional entregue é um reforço aos trabalhos que a equipe desenvolve dentro do abrigo, como as atividades de colagem, anotações e pequenas tarefas diárias.
“O kit escolar é mais um incentivo as crianças para elas estarem participando, e estamos nesta linha de trabalhar a proteção e educação com elas, fizemos este momento de entrega com todos tomando muito cuidado, com uso de álcool em gel, mascara, contando com o chefe de proteção do UNICEF Tomás Tancredi.”disse.
Além de chefe de proteção Tomás é um importante facilitador de diálogos nas reuniões entre UNICEF e CIR, e citou o que representa o diálogo entres as organizações e os benefícios que a partir deste serão proporcionados.
“É muito importante que as crianças warao tenham orgulho de ser indígenas e falar sua própria Língua. A parceria do Unicef com o CIR possibilita além disso, que as crianças se reconheçam indígenas em posição de referência, seja com os professores warao ou com a coordenação, Macuxi, Wapichana e Taurepangue do CIR e Isto é fundamental para o desenvolvimento a autoestima e saúde mental das crianças e adolescentes indígenas.


Sofia Pinheiro dos Santos supervisora pedagógica do projeto super panas em Pacaraima mencionou que no início a equipe enfrentou muitos desafios, no entanto com o decorrer do projeto todos procuram sanar as dificuldades, ela cita o exemplo da baixa adesão de adolescentes nas atividades, e agora são a grande maioria, cita também o que chamou de resgate da cultura warao, pois ao abordar uma criança esta relatou: “tengo peña de aprender hablar warau.” No entanto com o auxílio de professores warau, a equipe pedagógica e os aidamos obtiveram sucesso.
“Hoje em dia as crianças contam números aprendendo novas palavras em warao, e o “tengo peña” não a mais, e os beneficiários no abrigo são gratos pela parceria entre o CIR e a UNICEF, por reforçarem o aprendizado tanto de crianças quanto adultos, como a Oficina de operadores de direito. e todos estão aprendendo sobre a cultura brasileira, e o português, este que era um grande desafio pois as crianças não sabiam ler em português, mas com estratégias como jogos e vídeos explicativos temos reparado um aprendizado significativo de todos em Janokoida. A grande expectativa agora é o início das atividades na comunidade indígena Tarauparu. De maneira geral o Super Panas tem deixado sua marca através do CIR e da UNICEF no abrigo, temos procurado contribuir com o projeto, inclusive no projeto de vida ouvindo os aidamos (tuxaua) sempre nesta construção coletiva.”


Super Panas é um projeto conjunto entre CIR E UNICEF que atualmente visa auxiliar os indígenas Warao do abrigo Janokoida, e Tarauparu em Pacaraima. A Comunidade indígena Tarauparu tem recebido com cordialidade parte do fluxo migratório dos Warau. Neste contexto CIR e UNICEF estabeleceram uma parceria com o objetivo de dar assistência a comunidade e principalmente ao abrigo, fornecendo noções da legislação brasileira, educação básica inclusiva, acesso a saúde, e informação. Segundo a coordenadora do Ivânia Ferronato membro da Fraternidade (Federação Humanitária Internacional), entidade que coordena o abrigo, o local conta com 307 pessoas.

E atualmente a equipe da parceria CIR e UNICEF é formada por 16 pessoas em Pacaraima sendo um Supervisor pedagógico; cinco educadores, cinco assistentes educacionais; um professor de língua portuguesa, dois assistentes sociais e dois psicólogos.