CIR apoia produção agrícola em comunidades do PGTA da TI. Aningal

As comunidades Nova Vida e Aningal, ambas na Terra Indígena Aningal, em Roraima, foram beneficiadas com a instalação de sistemas de irrigação para a produção agrícola orgânica. A atividade ocorreu entre os dias 25 e 27 de janeiro através do projeto Bem Viver dos Povos Indígenas de Roraima.

As ações, que fazem parte da implementação do Plano de Gestão Territorial e Ambiental (PGTA) da TI Aningal, foram definidas ainda em 2020. A entrega dos materiais e a instalação em campo foi realizada com atenção aos protocolos de prevenção à Covid-19, como uso de máscaras e álcool em gel pelos participantes.

Canos para irrigação, comunidade Vida Nova

Na primeira etapa, a comunidade Nova Vida recebeu a instalação do sistema de irrigação para viveiro de mudas e plantio de banana. Em sequência, a comunidade Aningal também foi beneficiada com o sistema de irrigação para a produção de melancia, o que também incluiu a instalação de uma caixa d’água.

De acordo com o engenheiro agrônomo Giofan Mandulão, que acompanhou as atividades, as comunidades foram ouvidas antes do trabalho em campo. “Primeiro começamos pelo reconhecimento de área, vendo a necessidade de cada comunidade, uma vez que a escolha de qual o tipo de cultura trabalhar é da comunidade, e ela também é feita a partir do estudo prévio”, disse.

Instalação da caixa de água comunidade Aningal

Participaram das atividades, os tuxauas das respectivas comunidades e moradores, a maioria jovens. Um deles foi o comunicador Vanderson Wapichana, da comunidade Aningal. Ele destacou a importância do apoio à comunidade, principalmente através da assistência de um profissional da área de agronomia.

“Anteriormente não tínhamos um profissional na área de agronomia, agora com o acompanhamento técnico, vamos trabalhar primeiramente com melância, e estamos empenhados em fazer dar certo. “O tuxaua da comunidade Aningal, Raildo Sapará, sempre busca oportunidade para a juventude que não tem renda e essa proposta de lavoura orgânica é viável de ser implementada”, disse.

O Projeto Bem Viver é promovido pelo Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB), Nature and Culture International (NCI), e Conselho Indígena de Roraima (CIR) e com apoio da USAID, e visa melhorar a governança territorial e a gestão ambiental de terras indígenas em Roraima e para promover geração de renda por meio do desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva de gado, conservando seu território.

Engenheiro agrônomo indígena Giofam Mandulão em acompanhamento técnico de campo (fotos arquivo pessoal Giofam)